Evento discute sobre prevenção contra acidentes de trabalho

Até a próxima sexta-feira, 31, os quase 600 funcionários da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista estarão envolvidos na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, que é referente à gestão 2016/2017 da fundação, começou nesta segunda, 27, com palestras, sorteio de brindes, atividades de relaxamento e fisioterapia laboral.

Ao longo do restante da programação, uma blitz informativa levará o tema do evento – a prevenção contra acidentes no ambiente de trabalho – a todos os setores do Hospital Esaú Matos.

“Vamos fazer todo o processo nos setores. Vamos entrar em cada setor, que é a obstetrícia, sala de parto, UTI, cozinha, manutenção, lavanderia, higienização… Vamos fazer toda essa caminhada na prevenção de todos os acidentes”, informa Jeovânia Guimarães, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Segundo Jeovânia, as informações serão levadas a todos os setores, já que os serviços oferecidos pelo hospital envolvem a totalidade dos servidores. “A obstetrícia pega o material e bota num canto. A higienização vai e pega. A lavanderia vai e mexe. Então, é uma mão passando para a outra. A gente está fazendo esse tipo de prevenção para evitar justamente o acidente de trabalho”, explica.

Segundo o diretor-geral da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, Felipe Bittencourt, a realização da Sipat se justifica por priorizar a saúde e a qualidade de vida dos funcionários. “Achamos importantíssimo para que eles possam, através dessa semana, aprender um pouco mais e educar através desse aprendizado. E, com isso, minimizar os riscos”, diz.

“O nosso maior interesse é a saúde do servidor, para que ele possa estar saudável e para que ele possa trabalhar ativamente. Para que ele possa, desta forma, cumprir seus deveres de forma tranquila e respeitosa”, conclui Bittencourt.