Fundação de Saúde de Vitória da Conquista participa de seminário nacional no Mato Grosso do Sul

A entidade foi representada no 2º Senafes pela procuradora-chefe Joana Rocha e Rocha

Iniciado na quarta-feira, 24, e encerrado na sexta-feira, 27, o 2º Seminário Nacional das Fundações Estatais (Senafes) reuniu em Campo Grande (MS) mais de vinte fundações de vários locais do Brasil – inclusive a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), gestora do Hospital Esaú Matos e do Laboratório Central do Município. A entidade foi representada por sua procuradora-chefe, Joana Rocha e Rocha.

Logo no primeiro dia do evento, houve a Câmara Técnica Jurídica da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (Anfes), organizadora do Senafes. Trata-se de um fórum técnico para discutir os desafios jurídicos da consolidação do modelo de gestão de unidades hospitalares por meio de fundações.

No dia 26, a representante da FSVC coordenou a mesa em que houve a palestra sobre o tema “Formas de financiamento: dependência do orçamento versus contrato de serviços”, ministrada por Lenir Santos; e, junto com outras quatro representantes de fundações, tomou parte num relato coletivo das experiências particulares de cada uma.

“Foi muito importante compartilhar as experiências exitosas e a vivência diária na gestão da fundação. Este foi um momento de troca, onde pudemos debater temas comuns a todas as fundações, nas áreas de atenção à saúde, administrativas, jurídicas e institucionais”, avaliou Joana.

O evento – Realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da capital sul-mato-grossense, o 2º Senafes teve o objetivo de debater os avanços já alcançados pelas fundações estatais de saúde instituídas no Brasil e os principais desafios relacionados à segurança jurídica e ao estabelecimento de um marco regulatório para a sua atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento trouxe para o debate o aprimoramento do modelo de fundação como solução jurídico-institucional para a execução de ações e serviços públicos de saúde, discutindo as ferramentas de apoio e de financiamento à gestão da educação e do trabalho, com vistas à educação permanente e à formação em serviços.

Com informações do site da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (www.fhgv.com.br)

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/08
Morar Legal coleta assinaturas dos moradores do Parque da Colina
Meio Ambiente
18/08
Projeto Eco Kids e Eco Teens: Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima lança jornal
Notícias
18/08
Vigilância Sanitária realiza palestra para comerciantes de alimentos do Festival de Inverno
Desenvolvimento Social
17/08
Prefeitura conhece projeto “Mãos que Reciclam” da Defensoria Pública