Forró Pé de Serra do Periperi: Vila Junina projeta um clássico lugarejo rural

Em mais um ano consecutivo, o espaço atrai olhares, curiosos e satisfeitos, do público visitante

Resgatar a identidade regional, valorizando a cultura, é um dos principais objetivos que a Prefeitura de Vitória da Conquista pretende alcançar com as festividades do Forró Pé de Serra do Periperi. Desde a escolha das atrações até a decoração do evento, todos os detalhes são minuciosamente traçados para que o público se sinta em uma tradicional festa de São João.

Casinhas de pau a pique foram montadas no local

Bandeirolas, produtos de chita, cheiro de quentão na panela e até casinhas de pau a pique projetam o original cenário dos festejos juninos: o lugarejo rural. Essas características se referem a uma atração à parte, a Vila Junina. O espaço, depois de cinco anos montado em frente à Casa Memorial Régis Pacheco, nesta 6° edição do Forró Pé de Serra do Periperi, acompanhado do Memorial do Forró e dos shows do palco principal, foi transferido para uma nova sede, o Centro  Glauber Rocha – Cultura e Educação.

A nutricionista, Márcia Alves, acompanhada da sua mãe e sua filha

A mudança agradou os visitantes que, em um só cenário, podem prestigiar a festa de São João da cidade, considerada hoje uma das melhores do interior da Bahia. Para a nutricionista Márcia Alves, a oportunidade é de grande valia para passear com a família. “Nasci aqui, mas moro fora há 20 anos. Então, poder curtir o São João tradicional em minha cidade é algo muito gratificante”, afirma. Na sua fala, ela também contempla a estrutura da Vila: “É um resgate dos barracões da minha época de adolescente. Isso para mim está sendo muito bom”.

Banda Os Pioneiros do Forró, sendo comandada pelo vocalista Everaldo Lacerda

‘Mais Forró’ – O arrasta-pé não pode parar. Para animar a visita do público à Vila Junina, grupos da região, que tocam o autêntico forró pé de serra, se ocupam das apresentações musicais no local, que começam sempre às 18h. Na noite dessa sexta-feira, 20, quem fez a festa da Vila Junina foi a banda Os Pioneiros do Forró.

Há mais de 20 anos na estrada, o vocalista Everaldo Lacerda conta que é a primeira vez que toca em um evento de grande porte. “Essa é uma excelente oportunidade proporcionada para nós pela Prefeitura, e estamos muito felizes por poder tocar o pé de serra na nossa terra natal. Conquista merece uma festa como essa”, enaltece o artista.

Vanilson do Acordeon

Quem também compartilha desse sentimento é o seu companheiro de banda, Vanilson do Acordeon. “O forró é algo que brotou cedo na gente, por isso sentimos que temos a responsabilidade de não deixar a tradição morrer. É muito importante que essa cultura seja mantida aqui na Bahia e esse maravilhoso evento garante isso”, fala satisfeito.

Além dos shows, acontece também neste sábado, 21, e domingo, 22, a sétima edição do Festival Regional de Quadrilhas Juninas.

Núbia Rodrigues, comerciante

‘Oportunidade’– Unindo o útil ao agradável, pequenos e médios empreendedores de Vitória da Conquista estão presentes no evento comercializando seus produtos, artesanais e alimentícios. O espaço é mais uma oportunidade, proporcionada pela Administração Municipal, de viabilizar a ampliação da renda desses comerciantes. “Para mim, a festa junina é a  mais importante porque preserva as tradições. Também, é uma oportunidade para a gente aumentar as vendas”, conta a empreendedora Núbia Rodrigues. “Todo mundo que está passando por aqui elogia a minha ‘casinha’ e a estrutura do evento”, complementa.

Confira a programação completa da Vila Junina.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/11
Mostra Cinema Conquista coloca produção brasileira em cartaz
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
17/11
VIII Copa Café de Handebol será nos dias 18 e 19
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
16/11
Café com Cinema: evento lança 12ª Mostra Cinema Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
14/11
Prefeitura de Vitória da Conquista dá início ao Censo Cultural