Forró Pé de Serra do Periperi: Prefeitura realiza últimos ajustes para o início dos festejos

O Forró Pé de Serra do Periperi começará nessa quarta-feira, 18, com uma programação diversificada e totalmente gratuita no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura

A decoração junina com bandeirolas coloridas, casas de barro, homenagem ao cantor Dominguinhos e as barracas montadas para a venda de comidas e bebidas típicas já anunciam em Vitória da Conquista a chegada do São João. Isso porque as comemorações dos festejos já começam nessa quarta-feira, 18, com o início do Forró Pé de Serra do Periperi, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento é totalmente gratuito.

Tudo já está praticamente pronto para o início dos festejos, que este ano acontece no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, um espaço mais amplo, seguro e mais acessível para os moradores e visitantes que prestigiarão o evento. Desde o início desta terça-feira, 17, a equipe da Prefeitura está atuando no local realizando os últimos ajustes para o arrasta-pé que começa amanhã.

A grande estrela do Forró Pé de Serra do Periperi é a cultura popular nordestina. Para isso, a equipe da Prefeitura não economizou esforços para garantir uma ornamentação típica nos espaços abertos, cobertos, na Vila Junina e no Memorial do Forró. Tudo isso foi detalhadamente planejado para que o público possa ver, lembrar e se encantar com as mais ricas manifestações nordestinas.

Jedaías Cruz

Geração de mais renda – Certos de que o Centro Glauber Rocha é um local que trará mais conforto e segurança, os comerciantes que vão trabalhar no Forró Pé de Serra do Periperi já estão na expectativa para o início dos festejos. “O espaço aqui não tem coisa melhor, pois é muito organizado e bem mais amplo”, contou Jedaías Cruz dos Santos, que vende espetinhos, amendoim e bebidas típicas.

Renilda Francisca

Renilda Francisca Silva, que comercializa mingau de milho e tapioca, caldos e cachorro-quente, espera, com o novo espaço, ampliar as vendas e assim, aumentar a renda da família. “Sempre comercializei na Praça Barão do Rio Branco e aqui será o primeiro ano que vou trabalhar e já estou na expectativa, pois só em ver o espaço já acho que vai ser bem melhor do que lá, porque é mais amplo, mais perto e mais seguro. Por isso, espero vender bastante este ano”, declarou.

Tanto dona Renilda quanto Jedaías fazem parte da Associação de Economia Popular e Solidária (AEPS), um dos grupos que se destinam a Economia Solidária em Vitória da Conquista. Durante o Forró Pé de Serra do Periperi, a AEPS e vários outros grupos estarão participando dos festejos no Centro Glauber Rocha com a Feira de Economia Solidária Junina que acontece até o dia 24 de junho.

Shows – A abertura do Forró Pé de Serra do Periperi acontecerá nessa quarta-feira, 18, quando será realizado o show de Adelmário Coelho. Os festejos seguem até o dia 24 de junho e contará com a participação de atrações regionais e convidadas como Falamansa, Waldonys, Flávio José, Trio Forrozão e Targino Gondin.

 

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/03
I Sarau da Secult reúne artistas e agrada público