Forró Pé de Serra do Periperi: Memorial do Forró e Vila Junina são ornamentados para visitação

As celebrações das festas juninas começam em Vitória da Conquista nesta quarta-feira, 12, Dia de Santo Antônio, com a abertura do Festival de Forró, às 18h, na Praça 9 de novembro. E a equipe de decoração está em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para a Vila Junina e o Memorial do Forró, que estarão abertos à visitação a partir deste sábado, 15.

Este ano, a exposição realizada na Casa Régis Pacheco faz uma homenagem ao compositor, poeta e folclorista brasileiro, Zé Dantas, que compôs cerca de 100 músicas com coautoria e interpretação de Luiz Gonzaga.

Todo material cenográfico concebido por Victoria Vieira, juntamente com Marcelo Viana e Adriano Siqueira, faz alusão ao pernambucano de Carnaíba. “Fazemos uma homenagem a esse brasileiro incrível, com a exposição ‘A Volta da Asa Branca’, que fala dos nordestinos, que migram para os grandes centros, que nunca perdem a alegria de viver e a esperança de voltar um dia para a sua terra e realizar seus sonhos”, comentou a cenógrafa Victória.

A exposição deste ano também ostentará um teatro de marionetes que faz referência à música “Samarica Parteira”, composta por Zé Dantas e imortalizada na voz de Gonzagão. Haverá ainda maquete celebrando as festas na roça e estandartes que prezam pela beleza rústica que caracteriza o traço natural da cultura popular.

Vila Junina – Batizado de Arraiá Vila da Conquista, o local em frente à Casa Régis Pacheco nos remete a um lugarejo rural. Ali, em meio às casinhas de pau a pique, ou de enchimento, ou de taipa, os visitantes voltam no tempo e podem conhecer ou rever a tradicional igrejinha, o forno a lenha, composto de “adobão”, e saborear as iguarias típicas da cultura junina, como canjica, amendoim, mingau, licores e o popular quentão. Além desses atrativos, o Arraiá Vila da Conquista traz uma programação musical à parte, iniciada diariamente, a partir das 19h.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
13/12
Natal Conquista de Luz: Prefeitura divulga ordem de apresentação dos artistas
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Finais do Campeonato de Futebol da Zona Rural acontecem neste domingo, 17
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Luzes natalinas serão acesas na noite desta terça, 12, na Tancredo Neves