Qualificar os servidores públicos para que a população receba uma prestação de serviços cada vez melhor. É com esse propósito que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou mais uma capacitação nesta quarta-feira (08). Dessa vez, 40 fiscais e supervisores da Secretaria de Serviços Públicos participaram do curso “Liderança e Ética Profissional no Ambiente de Trabalho”.

A atividade foi realizada no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente e teve como principal propósito trabalhar a liderança, o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal. Nesse sentido, o público da ação deve sair apto à reflexão sobre o seu papel de líder, a identificar fontes de tensão e a propor ações que favoreçam o desenvolvimento e cooperação entre a equipe.

“A função desse treinamento é de melhorar a produtividade das pessoas e tornar o ambiente de trabalho agradável e saudável. É uma forma de transmitirmos para nossos servidores a certeza de que o Governo se preocupa com a qualidade do ambiente de trabalho e a qualidade do próprio profissional”, explica o secretário de Serviços Públicos, Paulo César Oliveira.

A subsecretária Thaís Ferraz lembra que essa atividade já foi ofertada ao segmento de garis, e agora, viu-se a necessidade de estendê-la aos fiscais e supervisores. “O objetivo maior é realmente humanizá-los. Tornar esse trabalho, que é penoso e árduo, mais leve. Para eles sentirem que estão sendo vistos, porque a gente sabe que existe uma cultura da invisibilização das pessoas que trabalham no segmento da limpeza. E nós estamos valorizando o servidor”, justifica.

Supervisor da Central de Abastecimento de Vitória da Conquista (Ceasa), Josenildo Figueiredo

Supervisor da Central de Abastecimento de Vitória da Conquista (Ceasa), Josenildo Figueiredo avaliou positivamente a oferta da atividade. “Eu acredito que o Governo está propondo esse curso aos funcionários no intuito do funcionário prestar um grande serviço para a comunidade. Com um funcionário qualificado, com certeza a população terá também um atendimento de qualidade”, afirma.

O curso – A capacitação contou com três módulos. Um deles trata “O papel do líder no Serviço Público e a repercussão positiva no trabalho em equipe” e foi ministrado pela psicóloga organizacional Thaís Nogueira. O segundo, conduzido pela também psicóloga organizacional Taís Lemos, tem como tema “Inteligência emocional de um líder no ambiente de trabalho”. Já a equipe do CAPs AD conduziu o eixo “Problemática de substâncias no ambiente de trabalho”.

A atividade voltará a ser ofertada no dia 22 de agosto, para mais 40 fiscais e supervisores, totalizando 80 servidores capacitados pelo curso.