Final do Festival de Forró agita noite de sexta-feira em Vitória da Conquista

Mais uma vez, ao unir o tradicional forró pé de serra ao talento dos artistas regionais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, garantiu o sucesso da quarta edição do Festival de Forró, que teve sua grande final na noite desta sexta-feira, 14. A competição, que integra o Forró Pé de Serra do Periperi 2013, visa resgatar as tradições juninas e incentivar a produção musical em âmbito local e regional.

Carlos Moreno, coordenador municipal de Turismo

“A avaliação é bastante positiva. Este ano, nós dinamizamos mais o festival, reduzimos a quantidade de dias das eliminatórias e a resposta foi a melhor possível: a aceitação do público e de quem está participando”, salientou o coordenador municipal de Turismo, Carlos Moreno. Com isso, os dez candidatos disputaram a preferência de uma equipe de jurados formada por músicos e produtores culturais.

Cada um, à sua maneira, revelou no tilintar do triângulo e no resfôlego da sanfona como que se faz um tradicional forró pé de serra, deixando a tarefa do júri ainda mais difícil. Mas ao final, foram as mulheres que fizeram bonito, conquistando as três primeiras colocações do festival e a oportunidade de se apresentarem no palco principal do Forró Pé de Serra do Periperi, que acontece de 19 a 24 de junho, na Praça Barão do Rio Branco.

Geci Brito, primeiro lugar

O primeiro lugar ficou para Geci Brito e grupo Pé de Serra, que interpretou a música de sua autoria com Dorinho Chaves, intitulada “Sertão de Aço”. Bastante emocionada com a vitória, ela revelou: “A minha emoção é muito grande. Estou muito feliz. Acho a iniciativa da Prefeitura muito válida, pois valoriza o artista regional e o forró pé de serra. O festival é maravilhoso”.

Marlua, segundo lugar

Marlua, que defendeu “Sertanejar”, uma música de sua própria autoria com Jéh Liveira, ficou no segundo lugar e contou que mesmo no período em que morou em outro estado acompanhou o Forró Pé de Serra do Periperi e o Festival do Forró. “O segundo lugar para mim é fantástico. É muita emoção. Esta foi a minha primeira vez num festival com música de minha autoria. Eu tenho de agradecer muito”, salientou.

Luisa Saldanha, terceiro lugar

Para Luisa Saldanha, que conquistou o terceiro lugar com “Só Xamego”, composta por ela própria, as perspectivas para os próximos festivais são as melhores. “É muito bom participar do festival do forró. Desde o primeiro ano que eu participo eu sou premiada, terceiro lugar, segundo lugar e para o ano eu estou de volta. Vale a pena participar”, afirmou.

Veja a colocação dos candidatos:

1º Geci Brito e grupo pé de serra (Música: Sertão de Aço; Autoria: Dorinho Chaves e Geci Brito);
2º Marlua (Música: Sertanejar; Autoria: Marlua e Jéh Liveira)
3º Luisa Saldanha (Música: Só Xamego; Autoria: Luisa Saldanha)
4º Forrozão da Arapuca (Música: Respeito ao pé de serra; Autoria: Bia)
5º Alex Baducha (Música: Tempo Bom; Autoria: Alex Baducha e Rony Barbosa)
6º Manno di Sousa (Música: Asucendência; Autoria: Manno di Sousa)
7º Israel Lacerda (Música: Mar de Saudades; Autoria: Israel Lacerda e Ramon Souza)
8º Forrozão Balão de Dois (Música: A noite mais linda do ano; Autoria: Antônio Aparecido)
9º Maildo Nogueira (Música: Paixão; Autoria: Maildo Nogueira)
10º Riva (Música: Eu não sou tão feio assim; Autoria: Riva)

[nggallery id=58]

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/03
I Sarau da Secult reúne artistas e agrada público