Festival de Forró premia artistas regionais

Mais uma vez, ao unir o tradicional forró pé de serra ao talento dos artistas regionais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, garantiu o sucesso da sexta edição do Festival de Forró, que teve a sua grande final na noite dessa quarta-feira, 17. A competição, que integra o Forró Pé de Serra do Piripiri 2015, visa resgatar as tradições juninas e incentivar a produção musical em âmbito local e regional.

“Esse festival prestigia e valoriza os compositores da cidade. E a intenção do Governo Municipal é justamente essa: fazer com que os próprios compositores assumam o protagonismo desta festa como autores de canções que enaltecem o verdadeiro forró pé de serra”, salientou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Com isso, os vinte e um candidatos disputaram a preferência de uma equipe de jurados formada por músicos e produtores culturais.

A sanfona, o triângulo e a zabumba não tiveram descanso durante a noite. Dando vida às canções inéditas trazidas pelos artistas, os instrumentos não deixaram o arrasta-pé parar até a divulgação do resultado, inclusive, com o show de um dos principais artistas da nossa cidade, Evandro Correia, cantando Luiz Gonzaga e Trio Nordestino. A expectativa foi grande entre os músicos, os jurados e o público. O festival teve início na quarta-feira, 10, e desde então passou por três etapas eliminatórias, de onde saíram as composições finalistas.

O primeiro lugar ficou para Rony Barbosa, que interpretou a música de sua autoria intitulada “Lamento para Dominguinhos”. Bastante emocionado com a vitória, ela revelou: “Estou muito feliz. É uma emoção muito grande poder participar deste festival pela segunda vez. Ano passado, fiquei em terceiro lugar. Eu não esperava vencer, assim com tanta gente boa, com tantos talentos que essa cidade tem. Fico feliz demais por ter ganhado e por participar disso aqui, que é maravilhoso”.

Cainã Araújo, que deu voz  a “Meu Paraíso”, de sua própria autoria, ficou com o segundo lugar da competição. O artista reconhece que o Festival de Forró é importante para o resgate do forró pé de serra. “Fico muito feliz que a Prefeitura esteja trazendo de volta, resgatando o valor do forró pé de serra e a essência dele que é a sanfona, a zabumba e o triângulo. Estou muito satisfeito”.

Para Luiza Saldanha, que conquistou o terceiro lugar com “Fina Flor”, composta por ela própria, o Festival também revela novos talentos. “Acho muito legal esse festival  porque dá oportunidade para as pessoas fazerem a sua música e mostrarem o seu trabalho. Tem muita meninada boa aí essa nova geração de forrozeiros. Eles estão nos surpreendendo e o festival é um incentivo muito bom”, afirmou.

Veja a colocação dos candidatos:

1º lugar – Música: “Lamento para Dominguinhos”
Autor: Rony Barbosa
Intérprete: Rony Barbosa

2º lugar – Música: “Meu Paraíso”
Autor: Cainã Araújo
Intérprete: Cainã Araújo

3º lugar – Música: “Fina Flor”
Autor: Luiza Saldanha
Intérprete: Luiza Saldanha

4º lugar – Música: “Maria Lampião”
Autor: Alan Rocha/ Dado Pereira
Intérprete: Fulor do Cangaço

5º lugar – Música: “Passarinhar”
Autor: Marlua
Intérprete: Marlua

6º lugar – Música: “Nasce um Rei”
Autor: Alex Baducha/ Alisson Menezes
Intérprete: Alex Baducha

7º lugar – Música: “Nordeste Encantador”
Autor: Sérgio Gomes Cezar
Intérpretes: Sérgio Cezar e Nanny Brito

8º lugar – Música: “Mariou”
Autor: Aline Alsan/Roca Santana
Intérprete: Maria Vai com as Outras

9º lugar – Música: “Saudade Festeira”
Autor: Aurelício Oliveira Amorim
Intérprete: Lyon Amorim

10º lugar – Música: “Canção de Macaxeiro”
Autor: Dinha Andrade/ Phlipe Andra
Intérprete: Dinha Andrade

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/03
Jardim Valéria vence final do Interbairros 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista