Festejos Juninos de Vitória da Conquista preservam a tradição das ruas ornamentadas

Numa época em que os festejos juninos possuem um caráter mais comercial, algumas ruas de Vitória da Conquista ainda mantêm as características da festa de antigamente, com fogueira na porta das casas e muito arrasta-pé. Por isso, para estimular a tradição de ornamentar as ruas da cidade no São João, bem como promover a valorização da cultura local, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realiza anualmente um concurso para escolher as melhores ruas ornamentadas. A atividade integra a programação do Forró Pé de Serra do Periperi.

Na noite desse domingo, 23, a comissão julgadora do concurso visitou as vias inscritas e encontrou muita criatividade e animação. Para manter os costumes típicos do período junino, a população utilizou elementos como bandeirolas, balões, fogueiras, palmeiras e bonecos para enfeitar as ruas. As comidas e as bebidas típicas também marcaram presença.

Gildásio Barbosa

O morador da Rua da Corrente, no bairro cruzeiro, Gildásio Barbosa, falou sobre a motivação para participar do concurso. “O que nos motivou a participar deste concurso foi justamente a união da comunidade. Todo mundo se reuniu e contribuiu de alguma forma para a ornamentação e para realizar essa festa linda que é o São João”, afirmou

Comissão julgadora

Para a comissão julgadora, escolher as três melhores ruas ornamentadas da cidade é um trabalho difícil. “Estamos avaliando originalidade, criatividade, motivos de tradição junina e a beleza da área ornamentada”, explica o jurado, Arnaldo Pereira. As ruas que obtiverem as três melhores classificações receberão troféus e prêmio em dinheiro que variam entre R$ 1.500 e R$ 700.
[nggallery id=66]

 

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/03
Jardim Valéria vence final do Interbairros 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista