Feira de Economia Solidária vende produtos regionais no Forró Pé de Serra do Periperi

Artesanato e alimentos típicos estão disponíveis nas praças Barão do Rio Branco; 9 de Novembro e Travessa Zulmiro Nunes

Artesãos ligados a diversos grupos de Economia Solidária estão comercializando seus produtos no centro de Vitória da Conquista. A Feira de Economia Solidária, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, é uma oportunidade de renda extra para os pequenos empreendedores e uma alternativa de compra para quem vem à cidade no período junino.

A feira funciona em três espaços de grande circulação de pessoas. Na Praça 9 de Novembro, cerca de 20 estandes, comercializando produtos artesanais, estão montados num espaço paralelo ao Palco do Forró. No calçadão da Praça Barão do Rio Branco, o artesanato local está exposto em diversos produtos. Além disso, entre os dias 19 e 24 de junho serão comercializados alimentos típicos do período de São João em 10 estandes, na Travessa Zulmiro Nunes, o popular “Beco”.

Na barraca em que Wellington Fernandes de Oliveira trabalha podem ser encontradas caixinhas e miaeiros decorados. Para o vendedor, que aproveita o período para aumentar as vendas, “as pessoas que passam pelo centro podem comprar em qualquer lugar, tanto nas lojas quanto nas barraquinhas. Mas, comprando aqui, elas podem ajudar as pessoas. E elas nos ajudam”.

As peças desenvolvidas por dona Isabel Prisilina Silva são também uma das atrações da feira. “Eu faço trivo rústico com sacaria, resgatando aqueles pontos de antigamente. Eu gosto fazer meu trabalho bem dedicado. O pessoal está passando e admirando meus produtos. Esse período junino é muito importante porque a gente divulga os produtos da gente”. Comenta.

A artesã Ionara Peixoto, que trabalha com pintura e bordado em tecidos, acredita que a qualidade, o preço e a técnica são os atrativos que levam os consumidores às barraquinhas da Economia Solidária. “Vale a pena comprar aqui. Nós vendemos lembrancinhas, enxoval de criança, jogos de fogão, artigos de cozinha, artigos de cama, mesa e banho. Este período de festa é bom pra vender. Está ótimo”, afirma.

A Feira de Economia Solidária é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal e os grupos que se dedicam à economia solidária, como o Grupo de Economia Popular (GEP), a Associação de Economia Popular e Solidária (AEPS), a Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses (ASPEC), a Associação de Artesanato Conquistense (AAC) e o Grupo de Alimentação Solidária e Popular (GASP).

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/06
Premiação do Festival de Forró e do Concurso de Ruas Ornamentadas acontece na próxima segunda, 30
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/06
No próximo domingo, 29, acontece a sétima edição do Festival Regional de Quadrilhas
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/06
Prefeitura divulga nome de ruas vencedoras do Concurso de Ruas com Melhor Ornamentação Tradicional de São João
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/06
Forró Pé de Serra do Periperi: público avalia e aprova o evento