Espaço mais amplo vai proporcionar atendimento ainda mais eficaz e humanizado

Desde esta segunda-feira (5), a Farmácia da Família, antes localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, passou a atender ao público de Vitória da Conquista em novo local: Praça Victor Brito, nº 6, onde funcionava a antiga Farmácia Popular do Brasil. Com um espaço mais amplo, a farmácia vai oferecer à população um atendimento ainda mais humanizado, confortável, ágil e eficaz – objetivos do Governo Municipal com a transferência de espaço.

São cinco consultórios, com dois farmacêuticos atendendo das 7h às 18h. “Vamos seguir a mesma linha de trabalho de antes da mudança, mas com consultórios maiores do que os anteriores”, contou a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Fabiely Gomes.

“Aqui também é uma ‘farmácia escola’, que recebe a universidade durante todo o ano e tem um fluxo grande de estudantes. Agora, temos uma sala de reunião muito maior pra acomodar mais alunos ou, se quisermos, fazer alguma ação em grupo com a comunidade ou até promover palestras”, explicou ainda Fabiely.

Desde esta segunda-feira (5), a Farmácia da Família funciona na Victor Brito

Outro ponto positivo da nova farmácia é a localização estratégica. A unidade está mais próxima do centro da cidade e, principalmente, do Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas.

“Temos aqui também o ponto de ônibus da zona rural, além de ser a área de abrangência do Centro de Saúde Régis Pacheco, do CAE II e outras unidades próximas, o que facilita o acesso da comunidade”, explicou Fabiely.

A mudança agradou quem procurou pela Farmácia da Família no primeiro dia de funcionamento. “Agora, dá pra descer do ônibus, atravessar a rua e chegar na farmácia sem ter que andar aquele muito até chegar. Tá muito melhor agora”, afirmou dona Judite Maria dos Anjos, 63 anos, uma das usuárias do serviço.

Equipe da Secretaria de Saúde comemora novas instalações, que também proporcionará ainda mais conforto e melhores condições de trabalho para os funcionários

Como funciona?– A Farmácia da Família é um serviço que permite o acesso da população, gratuitamente, a medicamentos de forma adequada, gratuita e sob a orientação de um farmacêutico. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde em que realiza suas consultas para ser encaminhado com prescrição até à farmácia.

Lembrando que a validade da receita para medicamentos de uso contínuo é de 180 dias; medicamentos controlados ou antibióticos, 10 dias; e os de controle especial (saúde mental), 30 dias.

No serviço, é encontrado um elenco de 220 tipos de medicamento que parte da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME)