Farmácia da Família realiza consulta farmacêutica

Distribuir de forma centralizada e racional medicamentos, de forma a facilitar o acesso da população ao tratamento indicado pelo médico, é o principal objetivo da Farmácia da Família, implantada no município em 2012. O equipamento oferece gratuitamente aos usuários do município um elenco de 220 tipos de medicamentos (básicos, controlados e fitoterápicos).

Além dos medicamentos, a população encontra um atendimento diferenciado daquele oferecido nas farmácias convencionais. No local, há dois consultórios, onde são realizadas as consultas farmacêuticas pelos estagiários e professores do curso de Farmácia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A consulta pode ser solicitada pelo usuário ou indicada pelo balconista, diante das dúvidas apresentadas pelo paciente durante o atendimento. “Durante a consulta, são verificadas a quantidade de medicamento que o usuário está tomando e a pressão arterial, se tem relato de efeito colateral e se os medicamentos estão tendo resultado”, explicou a farmacêutica da Farmácia da Família, Bianca Brito.

Ainda segundo a profissional, se for identificado algum problema, eles entram em contato com o médico que prescreveu a receita para que ele possa avaliar uma possível mudança nas medicações. “É importante ressaltar que nós, farmacêuticos, não estamos autorizados a modificar nenhuma prescrição médica”, esclareceu.

A Farmácia da Família funciona na Avenida Ceará, nº 531, bairro Brasil, das 7h às 17h.

Notícias Relacionadas

Educação
18/10
Smed e Proler promovem capacitação para educadores da Rede Municipal
Notícias
18/10
Cinejuv debate bullying com alunos do Colégio Ademário Pinheiro
Gabinete Civil
18/10
Semana do Alvará vai até sexta-feira, 20
Infraestrutura Urbana
17/10
Prefeitura realiza limpeza de canais pluviais da cidade