Estudantes do Pré-Vestibular Quilombola são aprovados na Ufba

sc1_2854

Quatro estudantes do pré-vestibular foram aprovados nos cursos de Filosofia, Artes, Educação Física e Farmácia

Mais um resultado positivo acaba de ser obtido pelo Pré-Vestibular Quilombola de Vitória da Conquista. Quatro estudantes do cursinho foram aprovados na Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus de Salvador. Roberval Paiva, da comunidade de Cachoeira dos Porcos foi aprovado no curso de Filosofia; Adélia Santos Silva, de Baixa Seca ingressará no bacharelado em Artes; Celeste Prado, de Cachoeira das Araras, que vai estudar Educação Física; e Mateus Sousa, de Lagoa de Maria Clemência, que vai cursar Farmácia.

Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Guilherme Menezes – com membros da Coordenação Municipal da Igualdade Racial – recebeu três desses jovens no Gabinete Civil da Prefeitura. Há sete anos, o Pré-Vestibular Quilombola tem se firmado como uma importante ferramenta de auxílio para o ingresso de jovens quilombolas no Ensino Superior.

“É ideal termos uma política focada na conquista de direitos. Só transformamos as pessoas e a nossa realidade com a educação”, destacou o prefeito Guilherme Menezes, parabenizando os estudantes por esse importante passo.

Roberval Paiva Santos destacou o papel do Pré-Vestibular na criação de novas perspectivas para quilombolas de baixa renda. “Agora, vamos cursar e concluir o curso que sempre sonhamos para poder dar um retorno à comunidade, ajudando-a e mostrando que nós somos capazes. As políticas públicas estão aí para auxiliar a gente, temos que correr atrás e desfrutar do que é nosso por direito”, disse.

Nesse sentido, o prefeito lembrou a preocupação do Governo Municipal em tornar a educação acessível à população da zona rural, onde todos esses estudantes recém-aprovados residem. Alguns exemplos de ações implantadas com esse intuito são o transporte escolar e o acesso à internet, em muitas localidades. “Temos povoados a quase 100 quilômetros de distância da cidade onde temos pessoas concluindo a faculdade. É um prazer para o Governo Municipal contribuir para isso”, comemora o prefeito.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/06
Nota de pesar pelo falecimento de João de Oliveira Nunes
Gabinete Civil
22/06
Governo Municipal e Sesi estreitam relações
Gabinete Civil
22/06
Nota de pesar pelo falecimento de Lídio Brito Macedo
Gabinete Civil
21/06
Prefeitura Municipal e Caixa Econômica discutem projetos para o município