Estudantes do Cetep visitam Reserva Florestal do Poço Escuro

scm_7980

Visita marcou Dia Nacional da Educação Ambiental

Quando o assunto é educação ambiental, é de suma importância tirar os estudantes da sala de aula e levá-los para a experiência prática. Pensando nisso, o Módulo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória da Conquista, promove regularmente visitas de estudantes à Reserva Florestal do Poço Escuro. A ideia é promover o conhecimento e incentivar a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Na manhã desta sexta-feira, 3, dia nacional dedicado à Educação Ambiental, um grupo de aproximadamente 30 estudantes do curso de Agroecologia do Centro Técnico Profissional (Cetep) visitou o Poço Escuro. A programação contou ainda com uma palestra educativa inicial, com informações sobre a reserva ecológica.

Durante a visita, o contato com a fauna e a flora, juntamente com o acompanhamento técnico, permitem aos alunos uma verdadeira aula prática. Ocasionalmente, os jovens podem ainda vislumbrar os animais silvestres que vivem na reserva.

“Precisamos ter conhecimento de campo, então a expectativa para visitar a reserva foi uma das melhores”, relata a estudante Lizlane Luz, que foi ao Poço Escuro pela primeira vez. Sobre a importância da atividade, ela explica: “Muitas pessoas que vivem na cidade não têm noção sobre o que realmente é a natureza. Então, a visita vai ampliar a nossa visão sobre o que acontece aqui dentro. Tendo um conhecimento melhor, também temos um incentivo melhor para a preservação.”

A responsável pelo Módulo Ambiental, Carla Brandão, conta que há meses em que o fluxo de visitas chega a duas mil pessoas. Ela relata a diferença de realidade que esses jovens encontram ao descobrir a reserva e a possível mudança de paradigmas: “Em casa eles ficam no videogame, na internet e esquecem que a cidade tem essa área verde. Aqui dentro do mato, eles entendem melhor a natureza, como o ar muito mais fresco, por exemplo. E quando eles compreendem o meio ambiente por meio desse contato, eles cuidam mais”.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
11/10
Prefeitura realiza intervenção na Praça Tancredo Neves neste feriado
Meio Ambiente
03/10
Exposição de orquídeas acontece na Praça do Gil
Meio Ambiente
27/09
Herbário Municipal auxilia no reflorestamento da Serra do Periperi
Meio Ambiente
14/09
Trabalho de revitalização avança na Praça Tancredo Neves