“Estética, poder e identidade da mulher negra” é tema de discussão

Mulheres empreendedoras, agentes de transformação em suas comunidades estiveram reunidas na manhã do último sábado, 29, para discutir com cerca de 120 pessoas, de Vitória da Conquista e região, sobre a importância do empoderamento da mulher negra e de como é fundamental que ela assuma a sua identidade. Sob o tema “Estética, poder e identidade da mulher negra”, o debate fez parte do III Seminário de Mulheres Negras e Quilombolas, realizado pela Prefeitura Municipal.

Convidada para participar do evento e exemplificando o crescente empreendedorismo entre os negros, a sócia proprietária de uma grife de moda afro, Ana Paula Xongani, avaliou a importância do evento no processo de fortalecimento da identidade negra. “Acho que um dos mecanismos mais perversos do racismo é a destruição da autoestima. Por isso, acho que discussões como essas são válidas, pois significam crescimento e empoderamento. Sempre saio gratificada quando vejo que podemos contribuir nessa reconstrução da estética, da beleza, da autoestima”, assegurou.

“Fico feliz em ver a plenária cheia para discutir esse empoderamento de nós, mulheres negras, enquanto quilombolas, enquanto cidadãs. Fico satisfeita também com essa diversidade e com o fato das pessoas se identificarem com o que foi apresentado aqui tanto com relação ao debate quanto com relação às oficinas”, ressaltou a oficineira, Olívia Roberta, do município de Irará, que ministrou a Oficina de Samba de Roda. Ela faz parte da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

À tarde, cerca de 200 pessoas participaram das oficinas oferecidas: Crespas (de tranças e penteados afro) – Patrícia Lopes; Turbantes e laços – Adalto Viana; Samba de roda – Olívia Negona Irará; Movimentos sociais – Andreza Anjos Plantas Medicinais – Luiz Umberto Souza.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
25/03
Bate-Pé recebe ações de saúde e serviços públicos
Gabinete Civil
25/03
Governo Mais Perto de Você prestigia festival que mostra a riqueza das artes de rua
Gabinete Civil
24/03
Em visita à Fieb, prefeito acerta parceria com o Sesi e discursa para empresários da construção civil
Gabinete Civil
23/03
Implantação da Universidade Católica em Conquista tem apoio da Prefeitura