Jurandir Neto e Paula Doratiotto, ex-estagiários da Secom, encontram-se com o prefeito Herzem Gusmão

Em novembro de 2017, a Prefeitura contratou estagiários do curso de Jornalismo para atuar na Secretaria de Comunicação (Secom). A iniciativa buscou oferecer a estudantes ainda em formação a oportunidade de trabalhar com profissionais da área, estimulando-os à prática diária do fazer jornalístico e à curiosidade nata dos que seguem essa profissão. É a primeira vez desde 2011 que estagiários participam da rotina jornalística da Secom. Antes, Caio Barbosa e Flávia Rezende, hoje formados, já haviam feito parte desta história.

Nove meses depois, dois dos três estudantes contratados acabam de graduar-se e nascem para o mundo dos recém-formados com a mesma empolgação em que adentraram as portas da Secom no primeiro dia de trabalho. “O que aprendi aqui vou levar para o resto da vida: fazia várias matérias por dia, vivenciei a rotina de um verdadeiro jornalista e desenvolvi fortemente a minha escrita. Foi esse desenvolvimento textual que me incentivou a escrever, como projeto de fim de curso, um livro de crônicas, que agora será apresentado no Intercom Nordeste (Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo)”, relata Jurandir Neto, um dos ex-estagiários, agora jornalista formado.

A segunda recém-formada, Paula Doratiotto, declara que a Secom a ensinou a se portar como uma verdadeira jornalista. “Aprendi que o importante é ter postura, fazer perguntas com calma e prestar atenção no que o entrevistado realmente quer dizer”. Sobre as matérias que mais lhe marcaram, Paula cita, com saudades: “Uma sobre o Arquivo Municipal, em que pude aprender muito sobre a história da cidade; e todas as relativas ao programa ‘Palmas para Conquista’: sempre gostei muito de agricultura”.

Despedida com o prefeito Herzem Gusmão – Em homenagem à saída dos estagiários, o prefeito Herzem Gusmão recebeu os dois recém-formados para agradecer pelos serviços prestados. “Estou prefeito, mas sou jornalista. Fico muito orgulhoso em saber que a Secretaria de Comunicação está investindo na formação de profissionais da área em que trabalhei por toda a minha vida. Vi em entrevistas, durante várias vezes, que são estagiários com um grande potencial”, elogiou o prefeito.

ERRATA: Na primeira versão desta matéria, informamos que Jurandir e Paula foram os primeiros estagiários da Secom. A informação não procede. Em 2011, a Secretaria também teve estagiários: Caio Barbosa e Flávia Rezende. Pedimos desculpas aos dois por não citá-los anteriormente.