Estádio Lomanto Júnior será revitalizado e ganhará gramado novo

Ordem de Serviço foi assinada nesta quinta, 24; empresa vencedora da licitação cuidou dos principais estádios da Copa 2014

Depois de promover a revitalização do Estádio Municipal Edvaldo Flores, investindo R$ 2 milhões para, entre várias outras coisas, implantar ali um moderno gramado sintético, a Prefeitura agora se põe a revitalizar outro equipamento esportivo do município, o Lomanto Júnior. Desta, vez o investimento é de R$ 941,2 mil – e, novamente, vindos dos recursos próprios do Município.

A Ordem de Serviço, documento responsável por autorizar oficialmente o início das obras, foi assinada pelo prefeito Guilherme Menezes na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório da Praça CEUs.

“Estou muito feliz por assinar uma ordem de serviço para mais uma obra na área do esporte. Nós temos muita responsabilidade quando direcionamos recursos para uma determinada finalidade, e só assumimos compromissos quando temos condições de honrar. Este é um que assumimos, e estamos honrando neste momento”, declarou o gestor.

O popular “Lomantão” terá seu atual gramado substituído por uma nova variedade de grama – a do tipo “bermuda tifway”, conhecida por proporcionar uma superfície densa, resistente a variações de temperatura e com rápida regeneração em caso de danos. O novo “tapete” ganhará ainda um eficiente sistema de drenagem e irrigação.

O campo ficará mais próximo da arquibancada. Também será construída uma nova pista de corrida ao redor do gramado, contendo oito raias, cada uma delas com largura de 1,22 m e 433 m de extensão.

‘Políticas estruturantes’ – O “Lomantão” já havia sido alvo de uma intervenção da Prefeitura em 2015, quando foi feita a pavimentação da área frontal e realizadas melhorias no trânsito da Avenida Jorge Teixeira com a Luís Eduardo Magalhães.

A isso, somam-se outros investimentos, como a revitalização de praças e a construção de quadras poliesportivas nas áreas urbana e rural. “São políticas estruturantes, que permitem que as pessoas possam praticar esportes no município”, avaliou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso.

Segundo o vereador Florisvaldo Bittencourt, tais investimentos se somam aos que já existem no âmbito do esporte amador, exemplificados por meio do Campeonato de Futebol da Zona Rural, realizado de forma ininterrupta pela Prefeitura há 18 anos. “Isso mostra a clareza da política pública direcionada ao setor do esporte, e que agora chega também ao futebol profissional”, afirmou Florisvaldo.

‘Alta performance’ – A empresa Greenleaf Gramados, vencedora do processo licitatório aberto pela Prefeitura, atua no ramo há 27 anos. Durante a Copa do Mundo de 2014, cuidou de 26 gramados, entre os quais os de sete estádios utilizados para os jogos da competição. Dedica-se também a campos de golfe, rúgbi, quadras de tênis, etc. Atualmente, a empresa está envolvida na preparação de espaços que sediarão competições dos Jogos Olímpicos de 2016. Desde 2011, atua em conjunto com a empresa responsável pelo gramado do Camp Nou, o estádio do Barcelona.

No “Lomantão”, a Greenleaf já informou que aplicará os mesmos métodos que utiliza nos principais estádios brasileiros – como o Maracanã, por cujo gramado a empresa é responsável há quase vinte anos. “Esperamos trazer para Vitória da Conquista toda a nossa qualidade, para que esse estádio, que já é tão charmoso e bonito, possa ter também um gramado de alta performance, sem deixar nada a dever a nenhuma outra arena do Brasil ou do mundo”, informou Flávio Piquet Pessoa, sócio da Greenleaf.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/11
Parada LGBT: confira como fica o trânsito e o itinerário dos ônibus
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Gabinete Civil
16/11
Governo Municipal recebe membros do Corpo de Bombeiros Militares
Gabinete Civil
16/11
Escola municipal oriunda do Patrulhado a Cidadania oferece 150 vagas já em 2018