Equipe pedagógica do projeto Neojiba visita instalações do Conquista Criança

????????????????????????????????????

Ali funcionará o núcleo conquistense do projeto

Instantes após desembarcarem em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira, 1º, integrantes da equipe pedagógica dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Projeto Neojiba) seguiram para o primeiro compromisso do dia, na sede do programa Conquista Criança. Ali, o grupo se reuniu com a coordenação do programa e visitou as instalações nas quais funcionará o futuro núcleo conquistense do Neojiba.

As discussões sobre o assunto estão em andamento desde o segundo semestre do ano passado. A ideia da construção de um núcleo do projeto na cidade foi lançada publicamente em dezembro, quando a Orquestra Neojiba se apresentou no palco principal do Natal da Cidade.

Desde então, as negociações só vêm evoluindo. Em fevereiro deste ano, instrutores de música que atuam no Conquista Criança e na Pastoral do Menor estiveram em Salvador para participar do Seminário Pedagógico do Neojiba. Agora, com a equipe pedagógica do projeto em Vitória da Conquista, passa-se aos encaminhamentos mais práticos da iniciativa.

“A equipe já reconheceu toda a área. É um espaço satisfatório, eles estão encantados. E a Prefeitura está aqui para implantar mais esse avanço no Conquista Criança”, informou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas.

Depois da agenda no Conquista Criança, a equipe foi fazer uma vistoria nas instalações do Centro Social Urbano (CSU). Existe a proposta de que, posteriormente à instalação do Neojiba no programa municipal, um segundo núcleo do projeto seja implantado ali.

“Hoje a gente veio para fazer o planejamento da execução do núcleo. E no final de semana, a gente vai sair daqui com uma clareza de qual vai ser o processo, as datas, o que vamos fazer exatamente, quantas crianças vão ser atendidas. É isso o que a gente espera”, disse o assessor de Desenvolvimento Institucional do Neojiba, Adriano Cenci.

SC2_8655-ed

Capacitação – A partir das 14h desta sexta-feira e durante os dois turnos do próximo sábado, 2, na Casa Memorial Régis Pacheco, a equipe do Neojiba oferece uma capacitação aos mesmos instrutores que participaram do seminário de fevereiro na capital baiana – desta vez, com o acréscimo dos integrantes da Orquestra Conquista Sinfônica. “Esperamos que desse grupo de instrutores, a gente também consiga definir a futura equipe que vai atuar no nosso núcleo aqui”, adiantou Cenci.

Programa – O Conquista Criança é desenvolvido pela Prefeitura há 19 anos e já atendeu a mais de 5 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a iniciativa mantém em torno de 400 crianças, entre 6 e 18 anos, que participam de 22 oficinas com atividades artísticas, culturais e esportivas. Desse grupo, 200 meninos e meninas estudam na escola municipal recém-implantada no programa, que oferece ensino em tempo integral.

????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/11
Prefeitura promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher
Governo
18/11
7º Seminário ‘Orgulho de Ser LGBT’ inicia com discussão sobre religiosidade de matriz africana
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências
Notícias
18/11
Hospital Esaú Matos propõe roda de conversa sobre prematuridade