Entrevistadores de programas sociais recebem capacitação em Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, 24 entrevistadores do programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) de três municípios participam de uma capacitação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

A formação que começou nesta quarta-feira, 7, segue até sexta-feira, 9, no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. A duração da oficina é de 32h e, ao final, uma avaliação é aplicada. “Para ser habilitado o entrevistador deverá ter 100% de frequência e acertar 80% da prova”, disse o instrutor Jaimilton Fernandes, que coordena a pasta de Renda e Cidadania – responsável por esses programas em Vitória da Conquista.

Para atuar nesta função, Jaimilton também participou de um curso oferecido pelo Ministério. “Vitória da Conquista é um dos poucos municípios que tem dois instrutores habilitados para capacitar, inclusive, profissionais de outras cidades“, comentou o coordenador. Desde 2010, o Governo Federal passou a oferecer capacitação aos entrevistadores e exigir que todos fossem habilitados e certificados.

Luciana de Jesus trabalha no setor de CadÚnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela já recebeu orientações para preenchimento de formulários quando convocada para função há um ano e meio. “Agora, estamos tendo uma capacitação mais abrangente e tirando nossas dúvidas. Está sendo muito bom mesmo porque aprender nunca é demais. Vai acrescentar muito para oferecermos um serviço de qualidade para a pessoa entrevistada”, declarou.

Já a entrevistadora do município de Caetanos, Daniela Nunes, está há quatro meses nessa atividade. “O curso está sendo muito bom, bem detalhado. Está sendo excelente para o aprendizado”, garantiu.

Entrevistadores de Maetinga também participam da formação.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
23/05
Programa Morar Legal chega ao bairro Henriqueta Prates
Desenvolvimento Social
20/05
Prefeitura participa de capacitação sobre Cadastro Único
Desenvolvimento Social
20/05
Vice-prefeita participa de homenagem ao Dia das Mães na Câmara Municipal
Desenvolvimento Social
20/05
Secretaria de Desenvolvimento Social promove palestra sobre Violência contra Crianças e Adolescentes