Membros do Governo Municipal durante solenidade de entrega da chave para Ana Vitória

Entrega foi feita pela vice-prefeita, Irma Lemos, ao primeiro bebê nascido no Esaú Matos nesta semana

A partir desta segunda-feira (3), o Município de Vitória da Conquista intensificará sua mobilização pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida. É a 3ª Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Pública de Saúde da cidade (FSVC).

Para marcar a abertura* do evento, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, entregou simbolicamente a chave da cidade ao primeiro bebê nascido na Semana. A “Bebê Prefeita” é Ana Vitória, que nasceu no último dia 30, após 39 semanas de gestação e de parto natural.

Ana Vitória, nascida no último dia 30, é a “Bebê Prefeita”

“A entrega desta chave simboliza o compromisso do poder público com a garantia dos direitos de cada uma das crianças do nosso município”, afirmou Irma Lemos, que neste ato, representou o prefeito Herzem Gusmão. Opinião compartilhada pelo diretor-geral da FSVC, Felipe Bittencourt, que reforçou que esta semana fortalecerá as ações voltadas para a primeira infância que já são realizadas pela gestão.

Além da chave, a família da recém-nascida recebeu das mãos do secretário de Saúde, Juca Fernandes, a carteira de vacinação, e de Felipe, a certidão de nascimento. Ana Vitória foi presenteada ainda com um berço e enxoval, concedidos por empresas parceiras.

Os pais estavam radiantes por terem sido escolhidos para o ato. “Para mim, foi muito especial ter sido escolhida, em meio às outras mães. Agradeço muito a todos e espero que não só minha filha, mas todas as crianças tenham uma vida cada vez melhor”, destacou a mãe da bebê, dona Ledir Maria de Souza, que mora em Cachoeira dos Porcos, zona rural da cidade.

Pais, que são da zona rural da cidade, estavam radiantes com a homenagem

Ação estratégica – A 3ª Semana do Bebê, com o tema “Por uma Primeira Infância protegida”, integra o conjunto de estratégias do Selo Unicef. “Ela é uma ação para darmos ainda mais visibilidade a essa faixa etária de 0 a 6 anos, além das gestantes, por meio de ações de desenvolvimento social, saúde, cultura”, reforçou a articuladora do Selo Unicef no município e coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Camila Fischer.

A 3ª Semana do Bebê acontece até o dia 8 de dezembro e conta em sua programação com palestras, contação de histórias, apresentações culturais entre outras atividades. Confira aqui a programação completa.

*A abertura do evento contou ainda com a presença de membros do Governo Municipal, entre eles, a secretária de Educação, Selma Oliveira, e com apresentação musical.

Dona Irma reforçou o compromisso do município com as causas ligadas às crianças