As mães receberam toda atenção e carinho para ficarem ainda mais bonitas para a sessão fotográfica

Olha elas saindo da rotina hospitalar mais uma vez! Em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio (13), algumas mulheres que estão com seus bebês internados na Unidade de Cuidado Intermediário Convencional do Esaú Matos participaram, na última semana, de um ensaio fotográfico promovido pela Fundação Pública de Saúde.

Os cliques e a maquiagem das mães foram feitos pelos estudantes de Biomedicina Guilherme Moreira e Paula Navarro, que participam do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudo de Doenças Crônicas da Fundação. Ao som das canções de “O Grande Encontro”, essas mães que passam horas no hospital, dando carinho aos seus filhos, enquanto eles recebem os cuidados da equipe técnica, tiveram um dia para guardar na lembrança.

Esta foi a primeira vez que Fernanda participou de um ensaio fotográfico

E não importava se elas eram de primeira viagem ou já experientes, a emoção e alegria ao se verem nas fotos eram refletidas em sorrisos de agradecimento. “Foi a primeira vez que fui fotografada assim e foi muito bom. Aqui, de acordo com a evolução dos nossos filhos, tem dias que estamos mais felizes, outros mais tristes. Então, o ensaio nos divertiu, nos alegrou”, contou a cuidadora Fernanda Oliveira, 27 anos, mãe de Lorenzo, de dois meses de idade.

Para a técnica em radiologia, Gleiziane Teixeira, 27 anos, este será o seu primeiro Dia das Mães. Há pouco mais de dois meses, ela deu à luz a Analu, que nasceu prematura de 26 semanas. “Esse primeiro dia das mães vai ser bem gratificante e ter participado desse ensaio, para comemorar isso, foi muito bom. Nos tirou da tensão do dia a dia, descontraiu, a maquiagem nos fez sentir mais bonitas. Foi muito importante”, contou.

Gleiziane comemorou ter participado do ensaio em seu primeiro dia das mães

“Mãe é Mar” – O ensaio fotográfico marcou o início da programação especial do mês das mães montada pela Fundação de Saúde e intitulada “Mãe é Mar”. “Assim como o mar, as mães têm suas marés, como contou Fabiana, às vezes altas, às vezes baixas. Daí a escolha do nome e de uma programação voltada para trabalhar a autoestima dessas mães”, contou a técnica em Assuntos Culturais do Esaú, Daisy Andrade.

Por isso, ao longo do mês, elas vão participar de cursos e ações de beleza e visitar espaços culturais. “Além disso, como forma de estimular a doação de potes de vidro para o Banco de Leite Humano – uma vez que, neste mês, comemora-se o Dia Internacional de Doação de Leite Humano – será realizado um espetáculo, com duas mães doadoras. O acesso ao show será a doação dos potes”, contou Daisy.

O “Mãe é Mar” integra o projeto “Práticas Integrativas: A arte no ambiente hospitalar” e acontece, em sua maioria, no próprio hospital. Confira a programação completa: