Encontro de Ternos de Reis abre a última noite do Natal da Cidade

encontro24

Com roupas de cores vibrantes e acompanhados por tambores, flautas e triângulos, os foliões de Reis subiram ao palco do Centro Glauber – Educação e Cultura, de forma alternada, abrindo a última noite do Natal da Cidade 2015. Os 16 grupos encenaram atos e entoaram cantorias em comemoração do nascimento de Cristo e a visita dos três reis magos ao menino Jesus, nesta quarta-feira, 23.

O encontro dos Ternos de Reis já virou tradição no evento, sendo promovido durante estes 19 anos. Uma demonstração da valorização dos ternos de reis, autênticas manifestações folclóricas e religiosas típicas do interior, por parte do Governo Municipal – marca reconhecida pelos próprios reiseiros.

“Estou muito satisfeito. Temos que agradecer muito a este Governo que tem nos ajudado”, disse o mestre Manoelito dos Santos, 73, destes 40 dedicados a cantar “reis”. Manoelito está à frente do Terno de Reis São José da Paz, do povoado de Baixão. “A tradição de Terno de Reis para mim representa muita coisa, pois eu aprendi com meu pai que aprendeu com o meu bisavô. E, hoje, meu neto já toca com a gente, tem vários sobrinhos. A gente incentiva e a cultura vai seguindo”, disse o mestre.

Outra reiseira que confirma o incentivo é Maria de Lurdes de Jesus, 62. “Foi bom demais o apoio. Tenho certeza de que essa tradição nunca vai acabar. Peço para continuar porque é muito bonito”. Seus pais eram também reiseiros e a tradição continuou ao casar-se com seu conterrâneo que também canta reis. “Só largo quando morrer. Hoje, eu, meu esposo emeus filhos sabemos cantar e tocar reis”.

O empreendedor Djalma Sousa nasceu e se criou em Vitória da Conquista e teve o prazer de quando criança estar com os ternos de reis adentrando nas casas vizinhas. “A Prefeitura está de parabéns. É extremamente importante valorizar nossa cultura e trazê-la para os nossos jovens, pois a juventude precisa dar continuidade a uma tradição tão boa como essa”.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/04
A Voz do Muro: Grafitagem homenageia J. Murilo
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
21/04
Equipe da Secretaria de Cultura se reúne para apresentar trabalho realizado pelo Conservatório
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/04
Memorial Régis Pacheco sedia lançamento de livro na área de Letramento e Discurso
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/04
Filarmônica de Conquista contará com espaço da Casa da Cultura para atividades