Encontro de Formação para Auxiliar de Vida Escolar reúne mais de 70 educadores

DSC_0006
Na última sexta-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou o 1° Encontro de Formação para Auxiliar de Vida Escolar (Cuidador). Mais de 70 educadores participaram da atividade, que visa capacitar a Rede Municipal de Ensino para receber alunos com deficiência.

O encontro contou com as parcerias da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros e ofereceu palestras com orientações para os cuidadores. A formação continuada é um compromisso do Governo Municipal para superar barreiras e validar as políticas públicas afirmativas do município.

Para a pedagoga Rosilda Magalhães, membro do Núcleo de Inclusão da Smed, a capacitação contínua é fundamental. “A profissão de auxiliar é algo novo e é um apoio que visa a autonomia dos alunos que ainda não possuem independência na realização das atividades da vida diária e/ou vida prática, e que necessitam de auxílio e cuidados na alimentação, locomoção, higienização e uso do banheiro, bem como os que utilizam aparelhos, equipamentos e sondas”.

Segundo a educadora Lídia Pires, a formação é importante. “Sem um curso desses é impossível que a gente saiba lidar com esses alunos. Por isso, tem que existir a capacitação constante”.

A cuidadora Rosane Ferraz concorda. “É muito relevante para nós cuidadores. Essa capacitação beneficia a criança que precisa do nosso apoio e a gente”.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/11
Prefeitura promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências
Notícias
18/11
Hospital Esaú Matos propõe roda de conversa sobre prematuridade
Mobilidade Urbana
17/11
Prefeitura amplia horário do transporte coletivo neste domingo, 19