Na tarde dessa sexta-feira, 22, foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade, que contou com a presença de membros do Executivo Municipal, Poder Judiciário e entidades da sociedade civil, aconteceu no auditório da Rede de Atenção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Durante a cerimônia, o prefeito Herzem Gusmão destacou ações direcionadas à população com deficiência, entre elas a colocação de piso tátil em alguns locais e a sinalização e implantação de rampas de acessibilidade. “Com a revitalização do centro da cidade não teremos mais guia de meio fio”, disse o gestor após lembrar reuniões realizadas com algumas associações que lutam em favor da garantia de direitos das pessoas com deficiência no município.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, destacou a importância dos conselhos municipais para a sociedade como instrumentos de diálogo e inclusão social. “Nosso desejo é que essas instituições continuem trabalhando e ampliando os resultados no que diz respeito às necessidades de cada setor”.

Atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Janaína Valéria Silva, ressaltou a crescimento das entidades que atuam nessa área. “Em 2012, quando foi criado, tínhamos apenas duas associações ligadas à pessoa com deficiência; hoje são oito”.

Conselheiro Municipal e representante do órgão a nível estadual, Herminilson de Sousa, abordou a importância da atuação dos conselheiros. “O conselho deve ter pessoas realmente interessadas e comprometidas com o tema, sendo verdadeiras defensoras da causa”, concluiu.