Interessados em doar sangue podem procurar o Hemoba (HGVC)

Durante o período junino, a demanda de estoque de sangue nos bancos do estado costuma aumentar

Todos os anos, em 14 de junho, países de todo o mundo celebram o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como finalidade aumentar a conscientização sobre a necessidade de doar sangue e seus derivados de forma segura. A data também é celebrada com o objetivo de agradecer aos doadores por sua iniciativa, que pode salvar vidas.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) escolheu como tema da campanha deste ano: “Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida”. A iniciativa destaca valores humanos fundamentais, como respeito, empatia e generosidade.

Procuram-se doadores! – Em Vitória da Conquista, os serviços de doação de sangue dificilmente atingem uma meta confortável, principalmente, em períodos festivos como o do mês de junho, quando é maior o número de acidentes automobilísticos e o índice de casos de queimaduras que chegam aos hospitais. Isso porque grande parte das pessoas viaja para festejar em outras cidades e já emenda com as férias escolares de seus filhos.

De acordo com a enfermeira Fabianny Martins, o atendimento diário na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) é bastante variável. O ideal seriam 100 bolsas diárias para atender Conquista e os municípios circunvizinhos, que também recorrem ao Banco de Sangue.

A enfermeira explica que uma única bolsa contribui para uma ação bastante positiva em prol da vida. “Uma bolsa pode salvar até 7 pessoas, sendo 2 adultos e 5 crianças, de acordo com a necessidade de cada paciente”, disse.

Por isso, tanto a Hemoba quanto a Prefeitura reforçam o convite para a população intensificar a doação de sangue, especialmente, neste período. O Banco de Sangue da Hemoba funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Avenida Filipinas, bairro Felícia) e está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações: (77) 3427-4501.