Em 75 dias de governo, Prefeitura está dentro da meta de Limpeza Pública

 

Vitória da Conquista está ficando de cara nova. Com apenas 75 dias que a nova gestão assumiu a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Serviços Públicos está dentro da meta de limpeza pública estipulada para os 100 primeiros dias de governo.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, coronel Esmeraldino Correia, as equipes da Coordenação de Limpeza Pública têm oferecido um serviço melhorado e necessário à população. “Estamos dando essa roupagem nova à cidade e, de forma direta, contribuindo para a saúde pública e para o melhor convívio social”, afirma.

Coleta de lixo – No total, já foram recolhidas mais de 12 mil toneladas de resíduos sólidos, domiciliares, públicos e de feiras livres na cidade. Somente neste mês de março, foram 2.055 toneladas de resíduos dessa natureza.

‘Operação Cata-Bagulho’ – Também neste mês, a Operação ‘Cata-Bagulho’ descartou mais de 16 mil quilos de lixo. A ação consiste em uma campanha educativa pelos bairros, aliada ao recolhimento de objetos como móveis e eletrodomésticos. Desde que foi implantada, em fevereiro, a Operação já coletou cerca de 50 toneladas de lixo.

Mutirões de Limpeza – Além disso, mais de 50% dos bairros da zona urbana já foram beneficiados pelos mutirões de limpeza, que também estão chegando a localidades da zona rural. As ações envolvem serviços de varreção, roçagem, capinagem, pintura de meio-fio e retirada de lixo. Neste mês, os mutirões já passaram pelo bairro Aparecida, Estrada da Barra e praças do Candeias. Atualmente, o serviço está concentrado no Vila Serrana.

Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) – Outra contribuição para a organização da limpeza pública está vindo dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), instalados há pouco mais de um mês. Substituindo os antigos terrenos a céu aberto, os PEV’s têm recebido lixo não-doméstico trazido por carroceiros e também pela população. No total, os 6 pontos, instalados até o momento, já recolheram mais de 4.650 toneladas de lixo.

Zona rural – As medidas de limpeza também chegam à zona rural. Nesta quinta-feira, 16, foi iniciada a operação ‘Cata-Bagulho’ no distrito de Inhobim. Até esta sexta, as equipes de atividades educativas, coleta de entulho e serviços de limpeza estarão pelo distrito. Na próxima semana, a ação será realizada em Bate-Pé.

Novidades – Além de todas essas ações rotineiras que vêm sendo realizadas, a Coordenação de Limpeza Pública também recebeu 150 novas lixeiras, que estão sendo distribuídas pelas ruas, praças e locais públicos. Além disso, as feiras livres da cidade também irão ganhar lixeiras com rodinhas – são 40 recipientes com 240 litros de capacidade, que auxiliarão na manutenção da limpeza desses ambientes.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
24/03
Projeto Neojiba realiza apresentação externa
Notícias
24/03
Iluminação pública: Prefeitura instala 31 novas lâmpadas no acesso pela BA-262
Notícias
24/03
Cartão Bem Escolar 2016 deve ser atualizado até 28 de março
Notícias
24/03
Prefeitura vai orientar carroceiros sobre normas de trânsito e descarte