Elizabeth Lopes assume Coordenação de Igualdade Racial

O prefeito Guilherme Menezes assinou, na manhã desta terça-feira, 27, o decreto de nomeação da Coordenação de Igualdade Racial. A partir de agora, quem responde pelo setor é Elizabeth Lopes, destacada liderança do Movimento Negro de Vitória da Conquista. O ato de nomeação contou com a presença do chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, do secretário de Agricultura, Odir Freire e de membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Criada pela Lei nº 024/2014, a Coordenação desenvolve, com maior legitimidade, ações voltadas para a promoção da igualdade racial. Para a coordenadora nomeada, Elizabeth Lopes, a coordenação representa um avanço para a população negra. “Ser reconhecido juridicamente têm um significado muito grande. Com relação ao trabalho, vamos dar continuidade, sempre envolvendo as mulheres negras, os quilombolas, os capoeiristas, o movimento hip hop e todas as comunidades de religião de matrizes africanas”, disse.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes falou da satisfação do Governo Municipal em dar mais este passo no sentido de fortalecer as políticas públicas de igualdade racial no município e estimou votos de sucesso para a nova coordenação. “Desejo sucesso no trabalho que será realizado”, ressaltou o prefeito.

Ações da Coordenação – A Coordenação Municipal de Políticas de Igualdade Racial realizou, nos últimos dias 23 e 24, duas importantes ações. A primeira foi uma reunião com Baba PC, do Ilé Asé Osúmàré em Salvador. Um dos assuntos tratados durante a visita foi a participação do grupo de mulheres negras no Carnaval Cultural. Na ocasião, também foi sinalizada a necessidade de ter uma representação de Vitória da Conquista no Curso de Formação Acadêmica que será realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

A segunda ação está relacionada ao compromisso firmado entre a Prefeitura Municipal de Camaçari com a comunidade da Capoeira de Arembepe, da qual Vitória da Conquista tem representação por meio do grupo Arte e Movimento Capoeira. Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Uelber Barbosa, se reuniu com representantes da Coordenação de Igualdade Racial de Camaçari. Na ocasião, ficou estabelecida a necessidade de intercâmbio cultural entre os municípios como elemento de valorização da cultura afro-brasileira na Bahia.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/09
Prefeitura Móvel oferece serviços para todas as idades
Gabinete Civil
24/09
Casa própria e Prefeitura Móvel: moradores recebem escrituras no Bruno Bacelar
Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Gabinete Civil
20/09
Vitória da Conquista formaliza filiação à Amvagra