É instalado Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar em Vitória da Conquista

Na manhã desta segunda-feira, 17, o Governo do Estado da Bahia instalou o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), em Vitória da Conquista. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do secretário municipal de Agricultura e chefe do Gabinete Civil, Odir Freire, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, além de deputados e demais autoridades políticas.

O Setaf é uma unidade territorial da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com os objetivos de articular políticas públicas, prestar orientação, realizar ações que visem à inclusão produtiva dos agricultores familiares. “Aportaremos no planejamento, recursos em parceria com prefeituras, cooperativas e associações para atender os 24 municípios que compõem este território. Com isso, queremos organizar as políticas e, num segundo momento, fazer a parceria com os municípios, incluindo Vitória da Conquista”, explicou o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

O secretário de Agricultura, Odir Freire, destacou a importância da instalação da Setaf no município como mais uma estratégia de fortalecimento da agricultura familiar. “É uma ação de extrema importância para o Governo Municipal e para os agricultores. É uma parceria muito importante pra o poder público municipal estar cada vez mais sintonizado com as ações do Governo do Estado e poder trazê-las para o agricultor familiar de Vitória da Conquista. A Secretaria Municipal de Agricultura esta à disposição e esperamos que venham muitos projetos para os nossos agricultores”, destacou.

Entre as atuações dos Setafs estão a oferta de assistência técnica e extensão rural; regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais; disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros); implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos etc); além disso, há também o apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e a implantação de agroindústrias familiares.

A unidade instalada no município de Vitória da Conquista beneficiará mais de 35 mil famílias de agricultores e vai contar com equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA); da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater); e demais órgãos que integram a SDR. Em toda a Bahia, serão implantados 27 Setafs – um em cada território de identidade.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
08/08
Governo Mais Perto de Você se reúne com moradores da Gameleira
Agricultura e Desenvolvimento Rural
04/08
Programa de Convivência com o Semiárido ganha reforço e estuda implantação de Centro Tecnológico
Agricultura e Desenvolvimento Rural
28/07
Dia do Agricultor: Feira da Agricultura Familiar garante relação direta entre pequenos produtores e consumidores
Agricultura e Desenvolvimento Rural
20/07
Feira da Agricultura Familiar acontece de 27 a 29 de julho