Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado nesta quinta, 29

Nesta quinta-feira, 29 de janeiro, é celebrado nacionalmente do Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Essa é uma data para celebrar a cidadania e marcar a luta do público trans pelos direitos humanos, cidadania e respeito à identidade de gênero.

Atenta à população trans conquistense, a Prefeitura de Vitória da Conquista criou, em maio de 2014, a Coordenação Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT. Ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a coordenação formula e propõe diretrizes de ações voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e a defesa dos direitos LGBT.

Além disso, a coordenação promove ações e projetos cujo foco é o amplo debate sobre a homofobia e o direito à livre orientação sexual e identidade de gênero. Tais ações, que estimulam ainda uma cultura de paz e respeito à diversidade, buscam tornar Vitória da Conquista um território livre da homofobia.

Uma delas, assegurada ainda quando a Coordenação era Assessoria Técnica, foi garantir o uso do nome social de travestis e transexuais nos órgãos da Administração Municipal direta e indireta, autarquias, fundações e na rede municipal de ensino. A iniciativa foi pioneira no interior da Bahia. Somente as cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari possuem legislação semelhante.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/04
Prefeitura se reúne com entidades que atuam em políticas socioassistenciais
Desenvolvimento Social
17/04
Prefeitura oferece apoio às hortas comunitárias
Desenvolvimento Social
16/04
Programa Conquista Criança celebra a Páscoa
Desenvolvimento Social
13/04
Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente recebe visita da ONG internacional Childhood