Dia Mundial de Doação de Leite Humano: Esaú Matos homenageia mães doadoras

Escolhido como momento especial de sensibilização para a importância da doação do leite materno, o 19 de maio é celebrado como o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”. Para marcar a data, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos promoveu, na tarde desta quinta-feira, uma série de atividades.

Mães doadoras, mães que tiveram seus filhos recentemente e ainda estão no hospital e mães de bebês internados na UTI participaram da ação, que contou com bate-papo sobre orientação nutricional para mulheres que estão amamentando e roda de conversa com o Cirandeiras (grupo de apoio ao parto humanizado e maternidade ativa).

Promovido com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Mediterrâneo Cerimonial, o evento contou com oficinas de beleza e sessão de fotos para as mamães e bebês. Para a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, essa é mais uma oportunidade de falar sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. “Trabalhamos com essa questão durante todo o ano e aproveitamos essa data mundial para continuar promovendo a doação de leite e homenageando as mães doadoras”.

Mãe de primeira viagem, Jaqueline de Oliveira participou da atividade e foi uma das mães que recebeu o Certificado de Mãe Doadora ofertado pelo Banco de Leite Humano. “Logo que minha filha nasceu vi que tinha muito leite e estava jogando fora, pois ela não dava conta de mamar. Aí conheci o trabalho realizado aqui no hospital Esaú e decidi ser uma doadora. Espero que outras mulheres sigam meu exemplo”, disse.

Enquanto Jaqueline e outras 343 mulheres se orgulham em ser doadoras cadastradas no Banco de Leite, mães como Aline Santos, que está com sua filha internada da UTI Neonatal há dez dias, se alegram em saber que seus bebês estão recebendo leite materno. “Eu consigo retirar o meu leite, que é pasteurizado junto com o leite de outra mães doadoras e fico feliz em saber que esses bebês estão recebendo o mais rico dos alimentos”, disse Aline.

O Banco de Leite do Hospital Esaú Matos conta com uma média mensal de 85 doadoras, destas, 35 recebem a visita da equipe do serviço em casa para recolher as doações. Interessadas em se tornar doadoras devem entrar em contato com o serviço pelo telefone (77) 3420-6237.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/11
Prefeitura analisa alternativas para reativar o antigo Cine Madrigal
Gabinete Civil
24/11
Prefeitura lança Serviço de Controle de Zoonoses
Notícias
23/11
Construa uma cidade mais limpa: saiba como
Desenvolvimento Social
23/11
III Oficina de Formação do Suas aborda aspectos da proteção social básica