Dia do Surdo é celebrado com culminância do projeto Ser Surdo

O Dia Internacional do Surdo foi celebrado de modo especial pelos alunos surdos da Rede Municipal de Educação. Na tarde dessa quarta-feira, 30, eles – acompanhados de familiares, professores e equipe da coordenação municipal de Inclusão – participaram da culminância do projeto Ser Surdo. A atividade foi realizada no auditório do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic).

Em um clima de interação, o resultado das oficinas e aulas realizadas durante os meses de agosto e setembro em seis escolas municipais, onde estudam 21 alunos com surdez profunda e 13 com perda auditiva, foi mostrado por meio de fotos, vídeos, músicas e declamação de poesias. Os alunos também deram um show de criatividade e talento ao apresentarem esquetes sobre cenas do dia a dia.

Para a coordenadora do projeto, Milânia Santos, mais uma vez o Ser Surdo cumpriu os objetivos de divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cultura surda e o dia do surdo. Na oportunidade, a diretora do Caic, local onde foram ministradas oficinas envolvendo alunos ouvintes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, Gildijoney Lopes, projetos como esse enriquecem ainda mais a convivência entre todos os alunos da escola. “Já contamos com interpretes em todas as salas onde estão matriculados alunos surdos e aulas de reforço no turno oposto. A ação contribuiu para que os alunos ouvintes tivessem oportunidade de interagir mais com os surdos”.

O resultado da interação pode ser percebido na fala dos estudantes. Para Natan Brito, aluno do 9º ano do Caic, aprender um pouco a Língua de Sinais vai contribuir para os momentos de conversa com os colegas surdos. “Aprendendo Libras vamos quebrar as barreiras na comunicação e reforçar ainda mais a nossa amizade”, disse. E Mateus Almeida, aluno surdo que também estuda no 9º ano completou: “tenho expectativa de sair daqui, fazer um curso técnico e estudar teatro. Acredito que eventos como esse, nos quais podemos mostrar do quanto somos capazes, contribuem muito”.

Notícias Relacionadas

Educação
26/09
Governo Municipal e Simmp reabrem mesa de negociação permanente
Educação
26/09
Prefeitura garante direitos de alunos surdos à educação e cidadania
Educação
24/09
Ação Social movimenta Creche Municipal do Conveima
Educação
22/09
Escola Municipal celebra Dia de Luta da Pessoa com Deficiência