Dia do Ouvidor: Ouvidoria se consolida como canal de diálogo entre a Administração e a comunidade

 

Ouvidoria Geral do Município, localizada na Rua Coronel Gugé

 

No dia 16 de março é comemorado o Dia do Ouvidor, oficializado em 2012, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. A Ouvidoria Geral do Município de Vitória da Conquista tem a função de ouvir os cidadãos e ser um instrumento para que o gestor público possa conhecer quais os serviços vêm funcionando satisfatoriamente e quais ainda precisam de ajustes.

Criada em 2004, e regulamentada em 2009 pela atual gestão, a Ouvidoria é um canal direto entre a Administração Municipal e a população de Vitória da Conquista. Responsável pelo tratamento das manifestações da população em geral, servidores ou usuários dos serviços públicos, sob forma de reclamações, denúncias, elogios, sugestões, críticas ou pedidos de informações, a Ouvidoria garante ao cidadão participação ativa na vida política da cidade. O órgão também funciona como um canal para o esclarecimento de dúvidas.

Entre os profissionais que atuam no serviço está o ouvidor. Trata-se daquela pessoa que, com rapidez, transparência, imparcialidade e senso de justiça, atende ao cidadão e busca soluções junto aos setores demandados.

Para apresentar qualquer manifestação sobre os serviços disponibilizados pela Administração Municipal, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio dos telefones 0800 284 5857 e 0800 284 7010 (Ouvidoria Saúde), ou via internet, através do site da Prefeitura. O contato também pode ser feito de forma presencial, na sede da Ouvidoria Geral do Município, localizada na Rua Coronel Gugé, nº 401, Centro – ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Mais informações sobre a Ouvidoria Geral do Município podem ser encontradas na Cartilha Explicativa, lançada em junho de 2014.

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