Dia do Motorista é celebrado com a entrega de seis micro-ônibus à Educação

Veículos integram o programa Caminho da Escola do Governo Federal e fará o transporte dos alunos da zona rural

A rotina de trabalho do motorista Wepson Fernandes começa às 5h45 quando ele vai até a Central de Equipamentos (Deserg) buscar o veículo com o qual transportará alunos e professores para as zonas rural e urbana de Vitória da Conquista. O profissional, com mais de uma década de Prefeitura, percorre os caminhos que levam às escolas nucleadas dos povoados de São João I, Deus Dará e Boqueirão e à Iza Medeiros.

Além de ser a forma como sustenta sua família, Wepson ressalta que a importância da função desempenhada por ele e por aproximadamente 44 colegas de profissão – transportar cerca de 30 mil pessoas por semana – está no fato de: “saber que as crianças estão em sala de aula aprendendo e os professores, ensinando – principalmente, porque antes de 97, não tinha transporte para levá-los. Essa é uma ótima recompensa. Eu só tenho a agradecer”.

Por isso, nesse sábado, 25, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), o prefeito Guilherme Menezes fez questão de saudar os profissionais que auxiliam o Governo Municipal na tarefa de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas municipais. “Vocês têm um papel destacado, ao desempenharem uma das funções mais nobres que é a de conduzir os professores e alunos para as escolas. Quando as crianças estão na sala de aula, os sonhos e as possibilidades se ampliam”, disse.

Para reforçar a frota de aproximadamente 50 veículos da Secretaria de Educação, o Governo Municipal adquiriu seis micro-ônibus por meio do programa Caminho da Escola do Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) da ordem de aproximadamente R$ 1 milhão. Todos são adaptados, com capacidade para transportar em torno de 22 crianças, e serão utilizados na zona rural da cidade.

“Será mais uma forma de garantir conforto para as crianças. Esse é um dia muito importante e, para mim, é uma satisfação fazer parte da área de transporte escolar do Governo”, ressaltou o encarregado de manutenção dos veículos da Secretaria de Educação, Juarez Oliveira, há 15 anos na Administração. Além dos veículos próprios, a secretaria conta com 168 prestadores. Por mês, eles percorrem mais de 240 mil quilômetros.

O Dia do Motorista contou com a presença de membros do Governo Municipal, entre eles, o secretário de Educação, Valdemir Dias, e do vereador Ricardo Babão.

Notícias Relacionadas

Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências
Educação
17/11
Escola Iza Medeiros promove projeto Conquista de Todas as Etnias
Educação
13/11
Monitores da Educação Infantil participam de curso de aperfeiçoamento
Educação
10/11
Secretaria de Educação promove formação para monitores de educação infantil