Dia do farmacêutico é comemorado na Farmácia da Família

scm_4290-copy

Quem foi até a Farmácia da Família na manhã de hoje, 20, teve uma recepção diferente. Logo na entrada, os usuários ganhavam folheto com informações sobre as atribuições do farmacêutico. Mais à frente, na sala de espera, uma apresentação e exibição de vídeos sobre o histórico de atuação desse profissional. Após as explicações, os usuários eram encaminhados para fazer exame de glicemia e aferição de pressão. A programação diferente é uma homenagem ao Dia do Farmacêutico, comemorado nesta sexta, 20 de janeiro.

Para a usuária Cristiane Silva, que esteve pela primeira vez na Farmácia da Família, o atendimento está aprovado. Ela, que é hipertensa, aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e também para fazer o exame de glicemia. “É muito importante fazer esse acompanhamento. Muita gente tem algum problema e não sabe. Hoje eu aprendi que eu tenho que cuidar mais ainda da minha saúde”, conta.

A farmacêutica Priscila Castro explica que, além da oferta de serviços de saúde e do trabalho educativo de conscientizar a população sobre o papel e as atribuições do farmacêutico na sociedade, a ação também pretende esclarecer as vias de acesso aos medicamentos pelo sistema público de saúde. “Isso para que, quando uma pessoa estiver precisando de um medicamento, ela saiba se este medicamento é oferecido pelo SUS e para onde ela deve se dirigir pra ter acesso gratuitamente esse medicamento”, afirma.

Os estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que atuam como estagiários na unidade, também participaram da ação. Raiana Figueiredo destaca a importância da convivência com os farmacêuticos e com a comunidade para a formação profissional. Além disso, ela aborda a importância da ação de hoje: “Muitas pessoas acham que o farmacêutico é somente quem está ali atrás do balcão da farmácia, elas não sabem de outras atribuições, como o atendimento e o acompanhamento de pacientes.”

Notícias Relacionadas

Notícias
18/08
Vigilância Sanitária realiza palestra para comerciantes de alimentos do Festival de Inverno
Desenvolvimento Social
17/08
Prefeitura conhece projeto “Mãos que Reciclam” da Defensoria Pública
Desenvolvimento Social
17/08
Bolsa Família Móvel estará no Pradoso neste sábado, 19
Gabinete Civil
17/08
Fórum sobre Distribuição de Água reúne gestores para discutir Operação Pipa