Dia da Vigilância Sanitária é comemorado em Vitória da Conquista

A Vigilância Sanitária (VISA) ganhou, por meio da Lei n° 13.098 – de 27 de janeiro de 2015 –, um dia especial de comemorações: 5 de agosto. A norma prevê que o dia seja marcado por atividades que promovam a conscientização da população, proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à vigilância sanitária.

Em Vitória da Conquista, a data será comemorada com uma programação especial que envolverá toda a comunidade com o intuito de fortalecer a parceria entre a VISA e a sociedade conquistense, bem como para apresentar as áreas de atuação do órgão e os serviços desenvolvidos.

Confira a programação:

5/08 (quarta-feira)

* Local: Praça 9 de Novembro
* Horário: 8h30 às 17h
* Atividades:
Stands apresentando as áreas de atuação da VISA (Alimentos; Controle do Tabaco; Serviços de Saúde; Exposição de videos; e Atendimento a denúncias)

‘Saiba mais’ – O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da Vigilância Sanitária no Brasil. Ele nasceu em 1872, em São Luís de Paraitinga (São Paulo). Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1896, especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur, em Paris – nessa época, o local reunia grandes nomes da ciência.

No ano de 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública – cargo que, atualmente, corresponde ao de ministro da Saúde. Após anos de luta contra a peste bubônica, febre amarela e outras doenças, e vencida todas as batalhas, o país reconheceu o valor do sanitarista. Oswaldo Cruz, também, reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do Brasil. Sofrendo de crise e insuficiência renal, morreu no dia 11 de fevereiro de 1917.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
27/06
Nota de pesar pelo falecimento de Argemiro Correia Santos
Notícias
27/06
Prefeitura instala quase 200 novas lâmpadas na Ceasa
Notícias
27/06
Ampliada a faixa etária dos meninos para a vacina contra o HPV
Infraestrutura Urbana
26/06
Central de Abastecimento será revitalizada