Dia da Consciência Negra: conquistenses são homenageados com o troféu Zumbi dos Palmares

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o plenário da Câmara de Vereadores foi palco da sessão especial em homenagem a importantes personalidades na luta contra o racismo e da promoção da cultura negra em Vitória da Conquista. A atividade faz parte da programação do Novembro Negro, evento realizado pela Prefeitura Municipal em comemoração do mês da consciência negra.

O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, que representou o prefeito Guilherme Menezes na ocasião, destacou a importância do Dia da Consciência Negra. “É uma data simbólica e  fundamental, um acontecimento de luta dos movimentos sociais em referência a morte de Zumbi nesta data e é fruto de toda a militância. Então, é muito importante que o Município realize esse momento de reflexão e avaliação das ações que estão sendo desenvolvidas”, ressaltou.

Opinião semelhante teve o presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos. Ele lembrou ainda que a Câmara de Vereadores é a casa do povo “e está aberta para todos, especialmente em um dia especial como esse”. Na ocasião, seis pessoas foram homenageadas com o troféu Zumbi dos Palmares, o professor Deusdete Oliveira foi uma delas. “Para mim, é uma honra estar sendo homenageado aqui hoje, é o reconhecimento do trabalho de resistência que temos desempenhado há trinta anos aqui em Conquista, é o reconhecimento da nossa história”.

Ainda em sua fala, Oliveira destacou os avanços do município nas políticas de Igualdade Racial.  “De toda a Bahia, a Promoção da Igualdade Racial de Conquista é uma das melhores porque hoje nós conseguimos ter a casa do estudante quilombola, o cursinho Pré-Vestibular que já conseguiu aprovar inúmeros alunos quilombolas nas universidades”.

Além de seu Deusdete Oliveira, também foram homenageados o mestre de capoeira Manoel Sarará, a professora Denise Ventura, o Mestre Zelito da Bahia, Agnaldo Nascimento, Mãe Fátima de Xangô e dona Alzira Conceição de Jesus.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
23/05
Programa Morar Legal chega ao bairro Henriqueta Prates
Desenvolvimento Social
20/05
Prefeitura participa de capacitação sobre Cadastro Único
Desenvolvimento Social
20/05
Vice-prefeita participa de homenagem ao Dia das Mães na Câmara Municipal
Desenvolvimento Social
20/05
Secretaria de Desenvolvimento Social promove palestra sobre Violência contra Crianças e Adolescentes