Unidades de saúde da zona urbana realizam dia D de vacinação contra o vírus influenza.

Todas as unidades de saúde da zona urbana e a unidade de saúde de Capinhos/Simão estiveram abertas neste sábado (o4) para o dia D de vacinação contra o vírus influenza. Além das unidades, foram disponibilizados outros pontos de apoio como o Cras Vila América e o Centro Cultural Glauber Rocha e equipes volantes em todas as unidades para vacinação dos acamados.

Para atender o público neste dia, a Secretaria de Saúde contou com mais de 620 trabalhadores nesta força tarefa. “Nosso último levantamento no sistema do Ministério da Saúde, Vitória da Conquista estava com 38% de pessoas vacinadas do público alvo. Por isso o dia D é muito importante principalmente para os trabalhadores que não podem ir até a unidade de saúde durante a semana” explica a coordenadora de Imunização Elba Crisnia.

Lúcio Lopes aproveitou o Dia D para se vacinar

O trabalhador da saúde Lúcio Antônio Lopes Pereira (55) aproveitou o sábado de folga para se vacinar, “eu não perco um campanha porque esta vacina é ótima para evitar uma gripe mais forte”,disse. Já Nildo Gomes Chaves (66) acredita que a vacina é o melhor jeito de se proteger, “para mim essa vacina é tudo, é por isso que eu não deixo de me vacinar”, explicou Nildo.

A campanha nacional tem como público alvo idosos, gestantes crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens e adolescentes (entre 12 a 21 anos) que estejam em cumprimento de medidas sócio-educativas, portadores de algumas doenças crônicas. Este ano, a novidade é a inclusão do efetivo de policiais civis,militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas no grupo prioritário.

As pessoas que não conseguiram se vacinarem neste sábado, e estão no grupo prioritário, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.