Dia D de combate ao Aedes aegypti mobiliza academia da saúde do bairro Brasil

combate-ao-aegede

A sessão de alongamento, primeira atividade para as integrantes do grupo de frequentadoras da academia da saúde do bairro Brasil, foi semelhante à que elas fazem todos os dias, antes de iniciarem suas atividades físicas no local. A novidade, na manhã desta quinta-feira, 25, foi o que viria em seguida. Munidas de luvas e sacos plásticos, elas participaram de uma caminhada por algumas ruas do entorno, empunhando faixas, distribuindo panfletos e recolhendo objetos que poderiam se tornar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Trata-se do Dia D de combate ao transmissor da dengue, da Zika e da Chikungunya – uma das várias atividades especiais que a Prefeitura desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, durante os meses de fevereiro e março.

A diarista Elza Oliveira, frequentadora diária da academia da saúde, levou a sério os objetivos da caminhada. “Isso é muito bom para prevenir as pessoas”, afirmou. Já a auxiliar de cozinha Vilma Cunha, estava em casa, na Avenida Paramirim, quando o grupo passou e lhe repassou panfletos e orientações sobre as formas de prevenção contra o Aedes aegypti. “Isso é maravilhoso. Estamos precisando mesmo para alertar a comunidade”, disse.

Conscientização – A programação especial de enfrentamento do mosquito acontece de forma simultânea ao trabalho de combate já feito diariamente, através dos agentes de endemias. Outras divisões da Secretaria Municipal de Saúde também estão envolvidas. Na próxima sexta-feira, 26, a caminhada será realizada na academia de saúde do bairro Vila Serrana.

“É uma forma que temos de contribuir com essa luta e conscientizar aquelas pessoas que ainda não sabem como fazer essa prevenção. Ou que sabem, mas ainda não têm a real dimensão da gravidade das doenças que são transmitidas por esse vetor”, informou a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Cristiane Fonseca.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
30/03
Defesa Civil monitora áreas de risco na cidade
Gabinete Civil
30/03
Governo Municipal e Associação de Surdos discutem sobre inclusão e acessibilidade
Notícias
30/03
Projeto DANTs realiza Oficina de Culinária diet
Gabinete Civil
30/03
Prefeitura firma parcerias com setor industrial