A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), promoveu nessa terça-feira (09), a primeira etapa do Curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias, voltado para funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

O curso será dividido em quatro etapas, entre os dias 09 a 30 de outubro e tem como objetivo estreitar parcerias entre a PMVC e o INSS, por meios de seus representantes, agentes multiplicadores das informações pertinentes ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O evento contará com a participação de coordenadores, gerentes, técnicos e funcionários da Semdes, que receberão a qualificação necessária para melhor informar a população sobre os benefícios previdenciários. Para a coordenadora de proteção social básica da Semdes, Vida Amaral, “as informações facilitam a utilização da ferramenta ‘Meu INSS’, bem como a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico), regularizando a situação dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”.

Também será discutida a ampliação da inclusão previdenciária além dos direitos e deveres dos cidadãos às questões ligadas a proteção social. Benefícios importantes como o BPC, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que garantem um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, terão uma atenção especial no curso. “Haverá um trabalho voltado aos gestores para o devido atendimento das pessoas de modo que elas tenham conhecimento dos seus direitos”, completou a coordenadora.