Derba realiza sétima medição e reafirma que obras do novo aeroporto estão dentro do cronograma

‘Todas as previsões estão sendo cumpridas. Tudo tem acontecido dentro do planejado e da melhor forma possível’, disse diretor do órgão

O diretor de terminais e aeroportos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Denisson Oliveira, esteve em Vitória da Conquista nesta semana, a fim de realizar a sétima medição das obras do novo aeroporto do município. Acompanham-no nessa tarefa a engenheira Regina Meireles, que atua na mesma diretoria, o coordenador de construção do órgão, Roberto Almeida, e o tenente Gonçalves Maia, do 2º Comando Aéreo (Comar).

Na manhã desta quinta-feira, 14, em meio à movimentação dos quase 200 trabalhadores na área de 6 milhões de metros quadrados, a aproximadamente 15 quilômetros do perímetro urbano, Denisson adiantou seu diagnóstico: “Felizmente, as obras do novo aeroporto estão dentro do cronograma. Todas as previsões que havíamos feito estão sendo cumpridas. Tudo tem acontecido dentro do planejado e da melhor forma possível”.

Ainda de acordo com o diretor, as chuvas de dezembro não interferiram de forma negativa no andamento dos trabalhos. “A colaboração climática está perfeita”, garantiu Denisson. “Não tem criado nenhuma dificuldade sob esse ponto de vista. As obras estão andando, e num ritmo acelerado”.

‘Ritmo constante e rápido’ – A quem chega ao canteiro de obras, salta à vista a pista de pouso, com seus 2.100 metros de extensão por 45 de largura. Aproximadamente 57% da pista já estão praticamente prontos, restando apenas a aplicação de uma última camada de 6 centímetros de asfalto. No restante da via, cuja pavimentação está em estágio inicial, ainda serão aplicados de 12 a 15 centímetros de material asfáltico.

Nas laterais da pista, estão sendo construídas valetas para garantir a drenagem das águas pluviais. As vias de acesso, pistas menores que contornam toda a área da pista de pousos e decolagens, estão em estágio de terraplanagem. “Este é um serviço que também está num ritmo constante e rápido”, assegurou o diretor do Derba.

‘Projeto rápido’ – A principal via de acesso ao novo aeroporto, um trecho de aproximadamente dois quilômetros que ligará a BR-116 ao novo equipamento, já teve concluído seu projeto básico. O Derba também já deu por concluído, recentemente, o processo licitatório que escolheu a empresa responsável por elaborar o projeto executivo da futura via. “É um projeto rápido. Tenho certeza de que, daqui a noventa dias, já estaremos com ele concluído e fazendo a licitação para a obra”, disse Denisson.

‘Obra criteriosa’– A sessão contra incêndios (SCI), unidade que abrigará os profissionais do Corpo de Bombeiros, já está com toda a fundação e a estrutura executadas, assim como também as lajes, pilares e o reservatório de água. Segundo Denisson, será iniciado no início de fevereiro o trabalho de terraplanagem do futuro pátio de aeronaves. O serviço deve levar de três a quatro meses. “É uma obra criteriosa”, observou o diretor.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI
Gabinete Civil
14/12
Prefeitura realiza confraternização com educandos atendidos pelos Cras
Gabinete Civil
13/12
Decoração natalina da Tancredo Neves encanta conquistenses e visitantes