Emissão, venda e controle de cartões eletrônicos e créditos tarifários para usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano passam a ser considerados serviços essenciais e voltam a funcionar nesta segunda-feira (18)

O Prefeito Herzem Gusmão assinou nesta tarde (17) o Decreto 20.303 que mantém proibido o atendimento presencial do comércio e serviços não essenciais de Vitória da Conquista. A renovação das medidas preventivas tem validade por mais sete dias a partir da data da publicação no Diário Oficial do Município e é necessária, uma vez que Vitória da Conquista está apresentando aumento no número de casos confirmados de coronavírus.

A Prefeitura já fez a contratação de 30 leitos junto ao Hospital São Vicente de Paulo e também montou uma importante estrutura de atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19, com a criação do Centro de Atenção Municipal. Junto às medidas da Prefeitura, o Governo do Estado fez a contratação de leitos privados em outros hospitais, que têm recebido pacientes também de outros municípios da Bahia, especialmente do Sul do Estado. Dessa forma, é importante garantir o controle do número de pacientes com a doença ativa ao mesmo tempo para não sobrecarregar o serviço de saúde. E, já está provado, cientificamente, que o isolamento social é a medida preventiva mais eficaz.

Os estabelecimentos considerados de natureza essencial estão autorizados a funcionar desde que atendam às medidas de segurança, como uso de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de álcool em gel e reforço da higienização das instalações físicas.

A Prefeitura Municipal tem intensificado as fiscalizações, mas é importante reforçar que a consciência individual é um importante aliado nessa luta. Não saia de casa! Se precisar sair, use máscara!