Creches municipais participam de projeto de suplementação nutricional

Sete creches foram contempladas na primeira etapa desse projeto do Governo Federal que visa reduzir a incidência de anemia e deficiência de ferro na infância

Com o objetivo de reduzir em 38% os casos de anemia e em 20% os casos de deficiência de ferro na infância, o Ministério da Saúde, em parceria com o da Educação, está fornecendo para creches e escolas em todo o Brasil o suplemento nutricional NutriSUS. Em Vitória da Conquista, sete creches foram contempladas com o projeto: Zilda Arns Neumann, Padre Benedito Soares, Jardim Valéria, Frei Graciano, Gelásio Alves, Bela Vista e Dinaelza Coqueiro.

Para ofertar o novo suplemento, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, capacitou diretores, monitores e manipuladores de alimentos das creches participantes. Além disso, os pais dos alunos também foram informados sobre o suplemento.

Na Creche Frei Graciano, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, o suplemento foi introduzido na alimentação última terça-feira, 17. “Nós contamos com 72 crianças com 2 e 3 anos de idade, que ficam aqui em período integral e recebem quatro refeições. Acredito que o suplemento será mais um reforço que contribuirá com o desenvolvimento de todas elas”, explicou a diretora da creche, Luciana Novais.

O NutriSUS é um composto de 15 micronutrientes em forma de sachê que deve ser adicionado em uma das refeições oferecidas às crianças. “O suplemento não altera o sabor do alimento e é absorvido facilmente pelo organismo”, informou a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Fabiely Gomes, durante visita a creche. O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias, com uma pausa entre três e quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar três anos e onze meses de idade.

O coordenador de Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco, espera que o projeto se estenda a todas as 24 creches do Município. “Esta é mais uma parceria entre os governos Municipal e Federal para melhorar o aprendizado dessas crianças”, acrescentou Josenilton.

Notícias Relacionadas

Educação
22/11
Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Econ Teens: conheça os vídeos premiados
Educação
21/11
Vitória da Conquista sedia Seminário de Experiências Pacto Estadual pela Educação
Educação
20/11
Serviço de limpeza é realizado em reservatórios de água das escolas e creches municipais
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências