Usuários e equipe comemoram nesta terça-feira (13) sétimo aniversário do CRAS Miro Cairo

Com a pandemia da Covid-19 neste ano, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) VIII Miro Cairo não poderá fazer sua grande festa de aniversário de implantação, como é costume todo ano. Mas isso não é motivo para usuários e equipe não comemorarem cada conquista, principalmente as de 2020, que foram muitas. Começando pelo asfaltamento das ruas do bairro em que a unidade está localizada, onde a Prefeitura concretizou o sonho de muitos moradores, impactando positivamente na vida social da localidade.

“Não podemos deixar de ressaltar que o Governo Municipal realizou um belíssimo trabalho no território, levando asfaltamento para o Miro Cairo, uma nova creche, restaurando o Posto de Saúde. Levando também asfaltamento para o Recanto das Águas e muitas outras benfeitorias foram realizadas. Isso nos alegra, pois temos visto, a cada dia, os usuários apoiando e reconhecendo o CRAS como referência social. Mesmo com a pandemia, nosso atendimento não parou nem diminuiu, não nos esquecendo de seguir criteriosamente a Portaria nº 54, de 1/04/2020”, ressaltou a gerente do CRAS, Marli dos Santos Cruz.

Atualmente, o CRAS Miro Cairo conta com 3.704 famílias cadastradas, dos territórios do Henriqueta Prates, São Pedro, Cidade Maravilhosa, Senhorinha Cairo, Terra do Remanso, Recanto das Águas, Vilas Serranas I, II, III e IV, Bateias I e II, Urbis IV, Cidade Serrinha, Laje Grande I e II, Pacheco, Sobradinho, Nova Esperança, Assentamento Dandara e Condomínio Flamboyant.

Essas famílias contam com diversos serviços, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende a um público de 138 usuários, entre eles crianças, adolescentes e idosos. Em 2019, o Serviço realizou mais de 3.140 atendimentos. Já a equipe do Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF), atualmente tem acompanhado 22 famílias. Em 2019, foram realizados 8.367 atendimentos presenciais na unidade.

Em 2019, também foi implantada uma equipe do Primeira Infância no SUAS (PIS) que atende gestantes e crianças de 0 a 3 anos, realizando em média 230 visitas mensais. Outra novidade foi o atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família que foi um grande divisor de águas para o CRAS.   Inicialmente, o atendimento era a cada 15 dias, com o trabalho de reordenamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje o atendimento é diário e, só no mês de abril deste ano, foram atendidos mais de 500 usuários.

E a comunidade tem reconhecido este papel, a exemplo de Gladison Machado Santos (28), morador do Henriqueta Prates, que frequenta o serviço desde sua implantação, “desde que conheci o CRAS ele mudou a minha vida, principalmente na parte assistencial”. Para Nilma Santos Costa (44), moradora do loteamento Lage Grande, o CRAS além de ajudar a sua família tem um atendimento muito bom, “eu não tenho o que reclamar do CRAS, aqui tudo é bom, a equipe é muito educada, sempre procura nos atender naquilo que é possível.  O CRAS está de parabéns”, ressaltou Nilma.