A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), seguindo os protocolos sanitaristas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, está adequando as rotinas da empresa e dos trabalhadores nas atividades diárias com medidas e regras a fim de se evitar a contaminação pela Covid-19.

Na última quinta-feira (16), a empresa intensificou seus cuidados com a instalação em suas obras de pias equipadas com sabonete líquido, álcool gel 70% e papel toalha para uso irrestrito dos profissionais que estão em atividades. Além disso, foi elaborado um comunicado exigindo às empresas que prestam serviços à Emurc, que disponibilizem máscaras aos seus funcionários para também diminuir o risco de contágio e disseminação da doença.

A Presidente e Diretora Financeira da empresa, Silvana Alves, comentou sobre as medidas. “A Emurc está vigilante neste momento e, portanto, tem buscado conscientizar seus funcionários para aderir ao hábito de higienizar as mãos e também do uso obrigatório das máscaras por todos nos canteiros de obras. Para isso, nas áreas de vivência estamos instalando pias com papel toalha e sabão líquido. São medidas preventivas que cuidam da saúde e da segurança dos trabalhadores”, afirma.

Ampliando os cuidados laborais, também foi editada a Portaria nº 018/2019, que altera o horário de trabalho dos funcionários na sede da empresa, estabelecendo rodízio do trabalho presencial, complementando-se a carga-horária com o teletrabalho, a fim de se evitar aglomerações. Além disso, a Emurc adquiriu 1.000 máscaras para uso de todos os funcionários, tanto na área administrativa e técnica, quanto na execução de obras, em que o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já é obrigatório no dia-a-dia, evitando contaminações e acidentes de trabalho.