Cotefave estreia nova bandeira nacional com mais de 15 metros de comprimento

O prefeito Guilherme Menezes participou da cerimônia de hasteamento do novo símbolo da instituição

Foi necessário um esforço coletivo para que a grande bandeira nacional, com mais de quarenta quilos de peso e 15 metros de comprimento por 7 de largura, fosse hasteada pela primeira vez até o ponto mais alto do mastro de 22 metros de altura, enquanto a banda de música da Polícia Militar executava o Hino Nacional.

A cerimônia de hasteamento da enorme bandeira, realizada na manhã deste domingo, 1º de fevereiro, na sede da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave) – localizada a dois quilômetros da cidade de Barra do Choça, na estrada que vai ao distrito do Sossego – também contou com a participação do prefeito Guilherme Menezes, de Vitória da Conquista, cidade onde está localizado o setor administrativo da Cotefave. “Em toda a região, não apenas em Vitória da Conquista e Barra do Choça, esta obra está acima de qualquer outro propósito, que é dar oportunidade para que tantas pessoas reconstruam suas vidas”, observou Guilherme. Já o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, que também participou da cerimônia, destacou que “este sentimento de patriotismo é algo nobre, que nos enaltece”.

Dedicada a atender pessoas com vício em substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, a Cotefave atende, atualmente, a mais de vinte pessoas – ali chamadas de “residentes”. Há diversidade no público atendido. O residente mais jovem, por exemplo, tem 13 anos, enquanto o mais velho tem 70. Desde que queiram se desintoxicar, essas pessoas passam lá um período de nove meses, divididos em quatro etapas: desintoxicação, escala de valores, prevenção de recaídas e reinserção social e familiar. Desde que foi fundada, em 2002, a instituição já recebeu mais de 600 residentes.

“Este sonho significa para nós um momento tão forte que nós nos sentimos patrióticos. O nosso sonho é fazer com que a nossa instituição tenha um momento cívico. O hasteamento da bandeira é o momento cívico da Cotefave”, disse o diretor executivo da instituição, o padre Edilberto Amorim.

O sentimento de civismo, aliás, é parte integrante dos métodos utilizados pela Cotefave – atitude que é bem vista pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Vitória da Conquista, o tentene coronel Ivanildo da Silva. “Ficamos muito felizes quando encontramos instituições do nível da Cotefave, que tem esse papel importantíssimo”, afirmou. “Neste momento que nós estamos celebrando agora, com o hasteamento da bandeira, voltamos ao patriotismo que temos de buscar no nosso dia a dia, e que é muito relevante”, complementou o militar.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
18/10
Semana do Alvará vai até sexta-feira, 20
Gabinete Civil
17/10
1ª edição do Prefeitura Móvel Rural será realizada em José Gonçalves
Gabinete Civil
16/10
Vitória da Conquista recebe Centro Judiciário para Solução Consensual de Conflitos
Gabinete Civil
16/10
Prefeito Herzem quer a duplicação da BR 116