Corais de Vitória da Conquista encantam visitantes no Memorial do Reisado

Um encontro de vozes que em harmonia formam um espetáculo musical surpreendente. Em cada apresentação, os corais encantam e emocionam os ouvintes. Na noite dessa quarta-feira, 18, as apresentações dos grupos de corais da Igreja Batista Bethéem e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) tiveram um significado ainda mais especial: celebrar o Natal da Cidade de Vitória da Conquista, um dos maiores eventos públicos do país.

Os dois corais se apresentaram na Casa Memorial Régis Pacheco, onde está funcionando o tradicional Memorial do Reisado, exatamente no dia da abertura do Natal da Cidade, na Praça Barão do Rio Branco. A mistura de apresentações em diferentes pontos da cidade vem para somar e reforçar a diversidade e a riqueza cultural do Natal de Vitória da Conquista, que, neste ano, realiza a 17ª edição.

Cleide Rocha

Cultura popular – Antes dos espetáculos dos corais, o Terno de Reis Deus é Brasileiro deu boas-vindas aos visitantes. Com instrumentos em mãos e um figurino marcado pela mistura de cores vibrantes, o grupo cantou, tocou e chamou a atenção de todos que por ali passavam. “A Prefeitura de Vitória da Conquista está de parabéns, pois, cada ano que passa, vejo mais novidades do Natal da Cidade”, declarou a representante comercial Cleide Rocha. Para ela, a apresentação dos grupos de Ternos de Reis no evento tem um motivo bem especial. “Meu pai era cantador de reis, por isso fico muito feliz em ver essas apresentações aqui na cidade”, contou.

Manuel de Jesus

A valorização da cultura popular, sobretudo a do reisado, é um dos grandes objetivos do Natal da Cidade. “Esta está sendo a quarta vez que me apresento aqui e está sendo muito bom, porque é uma coisa que estava esquecida e a Prefeitura trouxe de volta e resgatou no Natal da Cidade. Estou muito alegre e satisfeito”, contou o mestre do Terno de Reis Deus é Brasileiro, Manuel de Jesus Silva.

Mário Vieira

“Natal dos Anjos” – O Coro da Igreja Batista Bethéem foi o segundo grupo a se apresentar no Memorial, nesta quarta-feira. Com a regência de Mário Vieira, 35 músicos abrilhantaram a noite com parte do musical “Natal dos Anjos”, que será reapresentado na íntegra no dia 25 de dezembro na sede da igreja.

Segundo o regente, o Natal da Cidade de Vitória da Conquista, a partir do momento que proporciona a integração de várias vertentes artísticas, ocasiona a valorização dos músicos em geral. “É de grande importância que a Prefeitura invista nesses encontros para que a gente mostre o nosso trabalho e para que cada coralista se sinta valorizado por aquilo que faz”, acrescentou Mário.

Paulo Chaves

O consultor civil Paulo Chaves, antes mesmo da entrada dos músicos do Coro da Igreja Batista Bethéem, já aguardava com expectativa. O Natal da Cidade está muito bonito e hoje eu vim para ver as apresentações do coral”, certificou.

Antes da entrada do segundo grupo, uma surpresa aos visitantes. Eles foram contemplados com a apresentação da Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos. Sob a regência do maestro Daniel Novaes, a Filarmônica atua há 50 anos e conta com músicos de todas as idades.

Cláudia Cavalcante

Canções do século XVIII – O último grupo da noite foi o Coral Uesb, existente desde a década de 1980. Eles se apresentaram com cerca de 50 componentes de idades que variam de 14 aos 84 anos. A apresentação contou com músicas natalinas do século XVIII.

Conforme a regente, Cláudia Cavalcante, o grupo se apresenta no Natal da Cidade de Vitória da Conquista desde a primeira edição. “Sem dúvida é um evento de altíssima qualidade, com músicas boas, e que é muito importante, porque a gente vê que o público aprecia cada apresentação”, avaliou.

As apresentações seguem nessa quinta-feira, 19. Confira:

19/12 (quinta-feira)
19h30 – Coral da Igreja Presbiteriana – Regente: Ricardo Freitas

20/12 (sexta-feira)
20h – Coral da Igreja Batista Peniel – Regente: Agenor Miranda Neto

21/12 (sábado)
19h – Coral Infantojuvenil Bom Samaritano/ Valdeci Correia Silva

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Equipe conquistense traz 22 medalhas em eventos regionais de Judô
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Fluminense realiza seletiva no Estádio Edvaldo Flores
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
3º Encontrão de Patinadores é realizado na Avenida Olívia Flores
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/05
Projeto “Quintas de Maio na Praça” reúne artistas de Vitória da Conquista e região