Na manhã desta segunda-feira, 8, foi realizada, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Consulta Pública para a Elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, configura-se como mais uma etapa na construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Vitória da Conquista.

“O PME é uma iniciativa do Governo Federal que determina que estados e municípios elaborem planos e metas educacionais. Aqui em Conquista já tivemos várias etapas para a elaboração do plano e agora estamos fazendo essa consulta pública porque o PME é construído a muitas mãos. Após essa consulta, o texto será revisado e, posteriormente, encaminhado para aprovação da Câmara Municipal”, explicou o secretário de Educação, Valdemir Dias.

Durante o encontro, foi apresentada a sistematização do PME para os participantes. “É importante esse momento por ser um espaço de formação de um plano que é muito importante para a sociedade.Como cidadãos, temos que estar presentes, atuantes, observando o que está sendo feito porque é um planejamento para os próximos dez anos que vai definir o futuro da educação do nosso município. Todos nós queremos o melhor para o nosso município e temos que estar envolvidos para que isso aconteça”, avaliou o administrador, Madson Lima.

Para a professora, Daniela Costa, a elaboração do PME é um momento ímpar para o município. “A construção do PME é um momento importante e único na vida do cidadão conquistense e a nossa participação é de extrema importância porque nós vamos estar trabalhando nesses próximos dez anos de educação em Vitória da Conquista. Então, é importante que todas as pessoas estejam engajadas nesse processo para que ele não seja só uma lei mas que viabilize, de fato, os direitos que as nossas crianças merecem”, destacou.