Na tarde dessa terça-feira (11), foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comppir), para a gestão do biênio 2018 – 2020.

O Conselho, ligado à Coordenação Municipal das Políticas de Igualdade Racial (Compir), tem como objetivo fomentar a participação da sociedade civil, junto ao poder público municipal, no planejamento e direcionamento das políticas públicas voltadas à igualdade racial e direitos humanos.

A formação da mesa diretora do Comppir é feita por um representante de cada secretaria do Governo, além de 14 representantes da sociedade civil, distribuídos de acordo com sua orientação religiosa ou cultural.

O coordenador municipal das Políticas de Igualdade Racial, Alberto Gonçalves, ressaltou a importância da posse à nova diretoria do órgão: “É através do Conselho que a população direciona as demandas ao poder público.” Gonçalves ainda ressalta que a próxima ação do Conselho e da Coordenação será a elaboração do Plano de Igualdade Racial de Vitória da Conquista.

O chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, falou que as políticas voltadas aos direitos humanos devem possuir papel de destaque no Governo Municipal: “As coordenações de Igualdade Racial, bem como das políticas voltadas ao público LGBT, são atrelados diretamente ao Gabinete Civil, para que sua relevância ante o Governo esteja resguardada.”

O recém-eleito coordenador do Conselho Municipal, João Silva, conhecido como Tata João, declarou que a luta pela igualdade e contra qualquer forma de preconceito deve ser feita de forma incessante. “O Conselho é também um espaço de luta contra o racismo. É necessário que as pessoas participem da construção dessa política”, ressaltou.

Dessa forma, a atual gestão do Conselho está composta por:

Coordenador: João Silva

Vice- Coordenadora: Eliene Santos Novais

Secretária: Luciana Oliveira

Representante das Comunidades Quilombolas / Indígenas: Domingos Santos

Representante dos Grupos de Capoeira: Antônio Santos

Representante do Movimento Hip Hop: Lucas Bitencourt

Representante das Religiões de Matriz Africana: João Batista Silva

Representante dos Estudantes Cotistas: Ângela de Sousa

Representante dos Estudantes Secundaristas e Pré-Vestibulandos: Cléber Lima

Representante dos Movimentos Pelos Direitos Humanos e Pela Igualdade Racial: Átila Lopes

Representante dos Movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT: Maria Eduarda Santos

Representante dos Movimentos Culturais Afros: Antônio Marcos Araújo

Representante da Juventude Negra: Brenda Luara Souza

Representante das Mulheres Negras: Carla Aparecida Gomes

Representante dos Católicos: José Paulo de Sousa

Representante dos Espíritas: Antônio Carlos de Oliveira