Velório aconteceu na Casa Memorial Régis Pacheco e atraiu vários amigos para a despedida final

Familiares, amigos, autoridades locais e regionais, colegas de trabalho e pacientes se despediram do médico Sebastião Rodrigues Castro, falecido nesta quarta-feira (14), em Vitória da Conquista, em razão de um infarto. O velório foi realizado na Casa Memorial Governador Régis Pacheco e o sepultamento ocorreu no Cemitério Parque da Cidade na manhã desta quinta (15).

“Foi uma perda irreparável. Recebi Tião há duas semanas no Gabinete, parece que eu estava me despedindo. Foi uma das figuras mais preparadas da Bahia, um deputado brilhante, montou uma escola de parlamento na Assembleia Legislativa. É uma pena, lamento profundamente. Que Deus console a família”, declarou o prefeito Herzem Gusmão, que decreto luto oficial de três dias em decorrência da morte.

Diversas pessoas prestaram as últimas homenagens ao médico

Com especializações em Ortopedia e Traumatologia, Sebastião nasceu em Ribeira do Pombal, mas fez de Vitória da Conquista sua cidade. Foi um dos fundadores do Hospital Samur e atuou ainda na Casa de Saúde São Geraldo e no Hospital Regional de Vitória da Conquista, além de ter sido educador no Colégio Paulo VI.

Trajetória política – Entre os anos de 1973 e 1975, ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde. Em seguida, disputou cargos eletivos, tendo sido deputado estadual e constituinte pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) de 1987 e 1991. Ele foi reeleito, desta vez pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, para mais um mandato entre 1991 e 1995.

Em novembro do ano passado, ao lado do prefeito Herzem Gusmão, Sebastião inaugurou a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Serviços de Radioterapia (Unacon), selando a parceria entre Prefeitura e Hospital Samur.

Cortejo seguiu pelas ruas da cidade em direção ao Parque da Cidade, onde o corpo foi enterrado