A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do programa Conquista Criança, promoveu às crianças e adolescentes, uma visita ao Museu Regional Henriqueta Prates. Com o intuito de fomentar o interesse no reconhecimento da própria história, foi uma tarde em que tiveram acesso a um pedaço do marco histórico e cultural que Vitória da Conquista carrega.

O Conquista Criança desenvolve um trabalho sociopedagógico, oferecendo atividades educativas, culturais e esportivas às crianças e adolescentes assistidos pelo programa. Os olhares curiosos se cruzavam na casa Henriqueta Prates: o fascínio foi desde o torrador manual de café até as fotografias de personagens  marcantes na história conquistense.

Entre os espaços do museu está a Sala Ruy Medeiros, que instala o acervo que representa o sertão, como objetos usados por boiadeiros e tropeiros. Davi, 10 anos, é uma das crianças visitantes do museu. Ele revelou o motivo da sala Ruy Barbosa ter chamado a sua atenção: ‘’Gosto dessas coisas de vaqueiro e achei bonito um chapéu que vi’’, concluiu Davi.

A coordenadora pedagógica do Conquista Criança, Andréia Santos, afirmou que a principal intenção da atividade é a de estimular a curiosidade pela história de Vitória da Conquista.’’É muito importante mostrar a eles que existe uma memória, gerar um conhecimento sobre personalidades como dona Henriqueta Prates, que foi alguém que contribuiu de maneira muito significativa para a sociedade conquistense, seja pela sua generosidade ou pela sua participação política’’, pontuou.